Saúde distribui preservativos e lubrificantes no Carnaval 2019

Municípios goianos receberão 1,4 milhão de preservativos masculinos, 27,6 mil preservativos femininos e 56,9 mil géis lubrificantes

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) distribuirá 1.483.216 preservativos masculinos, 27.650 preservativos femininos e 56.900 géis lubrificantes aos municípios goianos, como parte das ações de prevenção programadas para o período do carnaval 2019. O preservativo masculino ou feminino deverá ser oferecido a pessoas sexualmente ativas, como método eficaz para a redução do risco de transmissão do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de evitar a gravidez.

A coordenadora estadual de IST/Aids, Milca de Freitas Queiroz, explica que a oferta dos preservativos deve ser realizada nas ações de prevenção e nas unidades de saúde do município, sem restrições de quantidade de retirada pela população e sem exigência de documentos de identificação. “A distribuição deve ser feita como parte da rotina de atendimento, conforme a necessidade de cada pessoa, que deve ter livre acesso ao preservativo, sem nenhum constrangimento”, afirma.

O uso de gel lubrificante é indicado, principalmente, no sexo anal, pois facilita a penetração e reduz as chances de lesão. “Orientamos o uso de gel lubrificante de base aquosa, pois a utilização de lubrificantes oleosos, como vaselina ou óleos alimentares, danifica o látex, ocasionando sua ruptura”, explica.

Uso correto

Em 2018, a SES-GO distribuiu aos municípios goianos 7.055.845 preservativos masculinos, 222 mil preservativos femininos e 689.700 géis lubrificantes. O uso adequado desse insumo é fundamental para garantir sua eficácia. O preservativo deve ser armazenado longe do calor, observando-se ainda a integridade da embalagem e o prazo de validade. “É importante lembrar que também não pode ser reutilizado e deve ser descartado no lixo, não no vaso sanitário, após o uso”, afirma Milca.

Orientações sobre uso do preservativo masculino:

1. Deve ser colocado antes da penetração, durante a ereção peniana.

3. Apertar a extremidade do preservativo entre os dedos durante a colocação, retirando todo o ar do seu interior.

4. Ainda segurando a ponta do preservativo, desenrolá-lo até a base do pênis.

6. Em caso de ruptura, o preservativo deve ser substituído imediatamente.

7. Após a ejaculação, retirar do pênis ainda ereto, segurando o preservativo pela base, para que não haja vazamento de esperma.

Orientações sobre uso do preservativo feminino:

1. Não deve ser utilizado simultaneamente com o preservativo masculino.

2. Ao contrário do preservativo masculino, o feminino pode ser colocado até antes da relação e retirado com tranquilidade, após o coito, de preferência antes de a mulher levantar-se, para evitar que o esperma escorra do interior do preservativo.

3. O preservativo feminino já vem lubrificado; portanto, não é necessário usar lubrificantes.

4. Para colocá-lo corretamente, a mulher deve encontrar uma posição confortável (em pé, com um dos pés sobre uma cadeira, sentada com os joelhos afastados, agachada ou deitada).

5. Apertar e introduzir na vagina o anel móvel do preservativo. Com o dedo indicador, empurrá-lo o mais profundamente possível, para alcançar o colo do útero; a argola fixa (externa) deve ficar aproximadamente 3 centímetros para fora da vagina. Durante a penetração, guiar o pênis para o centro do anel externo.

Patrícia Almeida, da Comunicação Setorial

Foto: Divulgação

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo