Estudante comemora aniversário doando sangue pela 1ª vez

Familiares cantaram “parabéns” para Uli Vida, que completou 16 anos, momento celebrado também no local por equipe do Hemocentro Coordenador

O aniversário é uma data que, geralmente, as pessoas comemoram com festa entre amigos e familiares. Mas a estudante Uli Vida completou os 16 anos de forma muito especial, doando sangue com a família na unidade do Hemocentro Coordenador, em Goiânia. A ação da jovem foi na quarta-feira, 27 de fevereiro, e emocionou os colaboradores da unidade.

Uli contou que havia muito tempo gostaria de doar sangue, mas não poderia, em razão da idade. “Era uma vontade que eu tinha, sempre quis doar sangue, mas só podia aos 16, então, quando completei a idade, decidi doar e incentivar os outros a doarem também”, disse.

A estudante foi acompanhada pelos pais. Toda orgulhosa da filha, Cláudia Costa Mendonça disse que a jovem sempre teve iniciativas voluntárias de auxílio ao próximo. “Todo o mérito desta ação foi dela. Ela tem um coração muito bom e sempre está pronta para ajudar de alguma forma. Ela, desde o começo, queria que fosse no Hemocentro, por ser uma unidade pública. Nós apoiamos sempre suas iniciativas e, apesar de nova, a Uli nos ajuda a refletir com suas atitudes”, conta.

A família aproveitou e cantou os parabéns para Uli na unidade, com bolo e balões. Toda a equipe do Hemocentro Coordenador celebrou com a jovem.

Doação

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos, e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum.

A unidade Hemocentro Coordenador está localizado na Av. Anhanguera, 5.195, Setor Coimbra.

Alessandra Curado (texto e fotos), do Idtech

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo