Encontro homenageia servidoras da SES-GO no Dia da Mulher

Palestras, sorteio de brindes e apresentações artísticas marcam comemoração da data internacional, com presença do secretário Ismael Alexandrino

Servidoras da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) foram contempladas na manhã desta sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, com uma solenidade festiva e repleta de informações. O encontro, organizado pela Gerência de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais), em parceria com o Gabinete da SES-GO, homenageou as mulheres que atuam na pasta e, ao mesmo tempo, promoveu a interação entre elas. Além de palestras e apresentações culturais, elas foram brindadas com sorteios de produtos diversos e atendimentos de terapias integrativas, no Espaço Recreativo da Agência Brasil Central (ABC).

As servidoras foram recepcionadas com apresentação musical de integrantes do Instituto Basileu França e poesias recitadas por Daya e Leonardo, ambos lotados na Gerência de Programas Especiais da Spais. O secretário de Saúde Ismael Alexandrino deu as boas-vindas a todos e todas, destacando a relevância da data. “É importante que, ano a ano, a gente comemore o Dia da Mulher. Isso é respeito e gratidão pela história das mulheres”, assinalou.

Alexandrino acentuou, ainda, que é das mulheres que vêm o conhecimento e a sabedoria e, por isso, elas ocupam hoje lugar de destaque. “Quando a gente olha para a história, percebemos que as mulheres estão presentes, a todo instante, em nossas vidas”, completou. Ele ainda enfatizou que considera inadmissível todo e qualquer tipo de violência na sociedade, em especial aquela cometida por homens contra as mulheres.

Atividade física e osteoporose

A atleta e médica ortopedista e traumatologista Claudina Ramos Caiado Resende ministrou a palestra “Saúde da mulher, atividade física e osteoporose”, que chamou a atenção de servidoras como Lenir Ramos Arantes, do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed). “Conferências como esta são de grande ajuda para nós, mulheres. Seria interessante que houvesse outros eventos como este, no decorrer do ano”, sugeriu.

Em sua exposição, a médica acentuou a importância da atividade física para melhorar o desempenho ósseo e reduzir os riscos de osteoporose.  “A caminhada e a musculação, por exemplo, são importantíssimos para minimizar a perda óssea”, destacou Claudina Caiado. Ela informou ainda sobre um projeto de avaliação médica sobre os riscos da osteoporose, que está sendo criado na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

As servidoras também tiveram a oportunidade de assistir à palestra “Deixa que seja eu”, proferida pelo advogado Akira Ninomuya Júnior, escritor, coach, estrategista em empreendedorismo social e trainer comportamental.

O evento fez com que muitas servidoras se sentissem privilegiadas. Mariana Coimbra, lotada na Spais, assinalou que gostou de toda a programação e do fato de o convite ter sido feito a todo o pessoal pelo secretário. “Me senti estimulada a vir. Espero que aconteçam outros encontros como esse”, disse.

Valorização

Para a bióloga Kalanity de Souza Alves, da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), a realização de solenidade no dia 8 de março valoriza o trabalho das mulheres. Além disso, na avaliação dela, encontros como esse representam uma oportunidade para a as mulheres discutirem e repensarem os seus problemas e desafios.

Para Maristella Vieira dos Santos Sasse, da Coordenação-Geral de Educação e Comunicação em Vigilância em Saúde da Suvisa, a realização de eventos festivos é de fundamental importância para promover o reencontro entre os colegas. As palestras, acrescentou, foram muito pertinentes à data.

 

Maria José Silva e Felipe Cordeiro (reportagem e texto) e Sabbá Nogueira (fotos), da Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo