Abertos 6 cursos de especialização em saúde para trabalhadores do SUS

Sebastião Nogueira (Sabá)

Várias autoridades de saúde goianas participaram hoje, 22/03, por videoconferência, da abertura nacional dos Cursos de Especialização do Projeto de Apoio ao SUS referente à parceria entre o Ministério da Saúde e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Para Goiás são 146 vagas preenchidas por profissionais de saúde dos municípios da Região Central, de Aparecida de Goiânia e da Secretaria de Estado da Saúde. São seis cursos ao todo que atendem às demandas do Ministério da Saúde junto ao Ministério da Educação.

São eles: “Gestão de Emergências em Saúde Pública – GESP”, “Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente – QSCP”, “Vigilância em Saúde – EVS” “Especialização em Processos Educacionais na Saúde – EPES”, “Preceptoria na Residência Médica” e “Preceptoria do SUS. Todos acontecerão em Goiânia e foram destinados aos profissionais dos municípios da Região de Saúde Central, além de Aparecida de Goiânia (da regional centro-sul) e Secretaria de Estado da Saúde.

As aulas começaram hoje e a conclusão das especializações está prevista para dezembro deste ano. Os cursos de GESP, QSCP e os de preceptoria serão realizados na Escola Municipal de Saúde de Goiânia e os de EVS e GPES na Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago.

Durante a solenidade de abertura gestores de saúde foram unânimes em solicitar aos alunos que apliquem os conhecimentos adquiridos durante a formação na melhoria da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Tanto que a equipe do Sírio Libanês pretende fazer um levantamento e apresentar os impactos positivos do investimento em qualificação nos serviços prestados da rede pública de saúde. A coordenadora dos projetos de apoio ao SUS, Juliana Delalibera, informou que a metodologia dos cursos trabalha com a prática profissional onde os problemas são identificados e solucionados pelos alunos.

Representando o secretário de saúde de Goiás, Leonardo Viela, a superintendente de educação em saúde e trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, lançou um desafio de produção de um projeto de intervenção em casos dedesastres aéreos. Segundo ela ainda não existe um plano de emergência nesta área, visto que a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) só se responsabiliza por atendimento dentro dos aeroportos. A Dra. Irani se comprometeu, inclusive, a levar a proposta elaborada no curso para o Ministério da Saúde.

Os cursos

O conteúdo da “Especialização em Vigilância em Saúde – EVS” foi elaborado a partir de necessidades identificadas pelos gestores do SUS. A formação tem como objetivo fortalecer as práticas de vigilância em saúde por meio da capacitação de profissionais para atuarem na prevenção e controle de doenças e agravos, no sentido de promover a melhoria da qualidade de vida e saúde da população. O programa prioriza o desenvolvimento de capacidades para a construção de projetos de intervenção baseados na realidade, com ênfase na melhoria da qualidade da atenção à saúde, gestão e educação, contextualizados segundo a realidade local da vigilância em saúde.

O curso de “Especialização em Qualidade e Segurança no Cuidado com o paciente -QSCP” pretende contribuir com a melhoria da atenção à saúde da população, considerando a necessidade de ampliação do acesso aos serviços, da integralidade do cuidado nas regiões de saúde e do aumento da segurança do cuidado. Para isso busca capacitar os trabalhadores, principalmente farmacêuticos e enfermeiros que atuam em hospitais através de métodos de ensino-aprendizagem no que se refere à segurança do paciente.

A “Especialização em Gestão de Emergências em Saúde Pública – GESP” visa o fortalecimento e a capacitação de profissionais de saúde para o enfrentamento de situações de desassistência, desastres naturais, situações epidemiológicas com gravidade e eventos de massa. O campo de atuação do curso envolve a identificação, a construção e a avaliação de planos de ações para as necessidades de saúde nas situações de emergência em saúde pública.

As especializações em preceptoria visam capacitar profissionais inseridos no processo de ensino-trabalho em saúde e no processo de expansão e qualificação dos programas de residência médica, voltados para o projeto “Mais Médicos”, do governo federal. O Curso de Especialização em Processos Educacionais promove o desenvolvimento de capacidades nas áreas de atenção à saúde, gestão do trabalho em saúde e educação na saúde.


 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo