Caixa de gentilezas é sucesso na SEST-SUS


“Gentileza gera gentileza” foi um dos ditados populares mais praticados no ambiente organizacional da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, SEST-SUS, neste mês de junho.  O setor responsável por isso foi a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que promoveu no local uma brincadeira que conseguiu 100% de adesão dos servidores e proporcionou um clima descontraído e agradável nas últimas três semanas.  

A CIPA local possui um calendário anual próprio de atividades a serem desenvolvidas em prol do servidor e, para o mês de junho a temática de trabalho é “A Saúde Emocional dos Servidores”. Então, em reunião com os 10 membros, a servidora e membro da CIPA, Yara Medeiros Peixoto, lançou a ideia da Caixa de Gentilezas, que foi adaptada e abraçada pelos demais membros.  

A Caixa de Gentilezas consiste na utilização de uma simples caixinha que contém os nomes de todos os servidores da unidade. Todos são convidados a participar retirando um nome de dentro da caixa, aleatoriamente, e se comprometem a realizar uma gentileza para a pessoa “sorteada”. A atividade não é “Amigo Secreto”, já que não se estipula valor ou o que dar a alguém. A participação é facultativa, mas fica claro que, mesmo que a pessoa não queira tirar um nome e realizar a gentileza, o nome dela estará na caixa e poderá ser retirado por alguém que praticará a gentileza com ela.  

A incumbência movimentou positivamente o dia a dia na SEST-SUS com a busca de informações sobre as preferências dos colegas e de como agradá-los. Foram muitas as gentilezas realizadas, algumas, inclusive, muito criativas. Houve até colega que fez mais de uma gentileza, provocando satisfação ainda maior. O prazo de encerramento da atividade é amanhã (29 de junho), o que gera ansiedade em quem ainda não recebeu o carinho do colega.

Na opinião dos servidores a iniciativa agradou em cheio e alguns já pediram para que a “Caixa” ou outras ações desse tipo aconteçam mais vezes no ano, pois conseguiram aproximar as pessoas. 

Segundo Yara Medeiros Peixoto, “O mais importante foi a aproximação de pessoas que não convivem diretamente, pois a gentileza é uma forma de cuidado e atenção que torna as relações mais humanas, menos ríspidas, já que quem pratica uma gentileza não é indiferente, e sim cuidadoso e amável. “E a verdade é que o clima organizacional foi contagiado com sentimentos de alegria e afeto”, comentou.

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