Hemocentro promove ações para cadastrar novos doadores de medula óssea


Durante esta semana o Hemocentro de Goiás  realiza uma série de campanhas na capital e em municípios do interior com o objetivo de cadastrar novos doadores de medula óssea, ampliando assim o cadastro de doadores e, consequentemente, as chances de compatibilidade para pacientes que precisam do transplante. “As iniciativas têm como foco alcançar o teto de 12 mil cadastros anuais, estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, frisa a coordenadora de captação do Hemocentro, Ludmilla Ferreira.

A primeira ação está acontecendo em Itapuranga, na 22ª Semana Cultural do Campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG), localizado no município. O evento começou na quarta-feira, dia 6, e termina nesta sexta-feira. Uma equipe da unidade está no local trabalhando durante os três turnos do dia. A expectativa é cadastrar 300 novos doadores. Também nesta sexta-feira está prevista uma ação no aeroporto de Goiânia, em parceria com a companhia GOL. No domingo, dia 10, a campanha acontece na sede do Exército no município de Formosa. Em todas as atividades estão sendo realizadas ações de conscientização e esclarecimento sobre o cadastro.

Quem está apto a doar
Cada voluntário doará uma amostra de cinco mililitros de sangue para análise. Após 30 dias, os resultados serão colocados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome, que é um banco de dados com informações de possíveis doadores, mantido pelo Instituto Nacional de Câncer – Inca). Após o registro, em todo o País os técnicos poderão fazer consultas ao sistema em busca de doador compatível para milhares de pacientes. Os doadores precisam ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante) e comparecer ao local com documento oficial com foto.

Doação de sangue
Ações com a unidade móvel também estão sendo realizadas visando reforçar o estoque de sangue. Neste sábado, dia 9, uma campanha ocorre no Lions Clube de Itaberaí. A Unidade Móvel realiza, simultaneamente, a retirada de sangue de até quatro pessoas. O ônibus é usado em ações do Hemocentro na capital e no interior e transformou-se em uma alternativa para aumentar os estoques. O objetivo é alcançar pessoas que não teriam condições de se deslocarem à unidade, em ações com grande quantidade de indivíduos. Para solicitar o ônibus, o interessado deve entrar em contato com o Hemocentro, pelo telefone: 3201-4574.

Para doar sangue a pessoa deve gozar de boa saúde; e pesar acima de 50 quilos. Antes da doação, o candidato passa por triagens (hematológica e clínica) para verificar se está em condições de doar ou não.

Mais informações: (62) 3201-3816

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo