Hemocentro incentiva doação do público feminino

Em três dias de campanha, unidade móvel coletou 106 bolsas de sangue e realizou 147 cadastros de novos doadores. Ação continua durante todo o mês da mulher

A campanha “Empoderamento da mulher também se constrói com solidariedade”, realizada pelo Hemocentro Coordenador do Estado de Goiás, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) já cadastrou 147 doadores e coletou 106 bolsas em três dias de ação. A campanha teve abertura no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, no estacionamento do Mega Moda Park, no Centro. No sábado, 9, a unidade esteve no Colégio Agostiniano, onde coletou 50 bolsas somente no período matutino.

Na segunda-feira, 11, o ônibus do Hemocentro esteve no Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) em evento com a instituição também em alusão ao Dia da Mulher. A servidora pública Luciana Rodrigues, que atua na Diretoria de Planejamento e Programas da Corregedoria do TJ, doou pela segunda vez.

“Eu queria doar mais vezes, mas a correria do dia a dia impede a gente de ter uma frequência maior. Por isso, ter o ônibus aqui na unidade de trabalho facilita muito. Doar sangue para mim é um ato muito bonito, porque existem inúmeras pessoas que estão precisando nesse momento de sangue e que a gente nem conhece”, disse.

Incentivar mulheres

Assessora técnica do Hemocentro, Denyse Goulart explica que a campanha busca incentivar as mulheres a doar sangue, uma vez que elas representam menos de 40% do volume captado. “Nossa campanha seguirá durante todo o mês de março; o objetivo é estimular o público feminino no cadastro para doação de sangue”, explicou Denyse. “Queremos mudar a estatística e garantir que cheguemos em pelo menos a equiparação com o público masculino doador, que representa hoje 60%”, previu.

O ônibus do Hemocentro circulará por Goiânia e região metropolitana até o final do mês. Nos dias 14 e 19 de março, a unidade estará no Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) para novos cadastros e coleta.

Alessandra Curado (texto e fotos), do Idtech

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo