Parceria da CEMAC e Jataí facilita acesso do interior a medicamentos

Sistema de Dispensação de Medicamentos Especializados da CEMAC foi disponibilizado para que o município entregue medicamentos de hepatite para pacientes de dez cidades da Regional de Saúde Sudoeste 2

Parceria firmada esta semana entre as Secretarias de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e Municipal de Jataí tornou possível aos moradores da cidade e de outros nove municípios da Regional de Saúde Sudoeste 2 o acesso gratuito e facilitado a medicamentos para hepatites B e C. O fornecimento se dá por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), utilizando o Sistema de Dispensação de Medicamentos Especializados (SDME), no serviço de tratamento assistido em Jatai.

Pela parceria, o fornecimento dos medicamentos é feito diretamente pela secretaria municipal, que passa a utilizar o SDME, sistema informatizado utilizado pela Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (CEMAC), da SES-GO, para a execução do fluxo de acesso ao medicamento, da abertura do processo à dispensação. “Além de representar avanços na política estadual de regionalização da saúde, a implantação desse sistema melhora o acesso dos pacientes, levando os serviços de saúde para próximo da população”, avalia o diretor geral da CEMAC, Roney Pereira Pinto.

Em Jataí, explica o diretor, a dispensação será feita apenas para os medicamentos da hepatite B e C, pois os demais já são dispensados pela Regional Sudoeste 2. “As Regionais de Saúde representam a SES-GO no interior de Goiás. Atualmente, a Regional Sudoeste 2 executa a dispensação para os dez municípios jurisdicionados, com todos os medicamentos do CEAF, hoje com 120 medicamentos, em 188 apresentações”, enumera. O SDME em Jatai distribuirá os medicamentos Daclatasvir, Ombitasvir, Simeprevir, Sofosbuvir, Alfapeguinterferona, Entecavir, Lamivudina e Tenofovir.

Sistema semelhante funciona há mais de um ano em Itumbiara, atendendo aos municípios da Regional de Saúde Sul, com 23 pacientes cadastrados. “Em Jataí, o número de pacientes dependerá da adesão dos usuários”, afirma. Já a Regional de Saúde Anápolis realiza todo o fluxo diretamente na unidade local, desde abertura até a dispensação do medicamento. Ao todo, a dispensação pela SES em 11 de suas 18 regionais totaliza uma média mensal de 17.174 pacientes.

 Orientação para os pacientes

O serviço implantado em Jatai não é na  Regional de Saúde da SES, mas, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA – Jataí) / Centro Municipal de Saúde Serafim de Carvalho, para pacientes de hepatite B e C, para dispensação dos medicamentos dispensados pela CEMAC Juarez Barbosa, dentro do CEAF. O endereço é na Rua Joaquim Caetano, esquina com Caçu, s/nº, Divino Espírito Santo, Jataí.

“No caso de pacientes que desejem receber sua medicação pelas Regionais de Saúde, deverão procurar as Unidades de Saúde Municipais das cidades jurisdicionadas à respectiva regional, com exceção do município de Anápolis, que possui atendimento direto”, orienta Roney.

Patrícia Almeida (texto), da Comunicação Setorial

 

Foto: Divulgação SMS Jataí

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo