Mulheres Inspiradoras homenageia goianas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Governador Ronaldo Caiado e primeira dama, Gracinha Caiado, participaram do encontro que reuniu centenas de mulheres na Vila Cultural Cora Coralina

No mês em que é celebrado o dia Internacional da Mulher, o Governo de Goiás realizou mais um encontro para homenagear as goianas. Dessa vez, o evento Mulheres Inspiradoras reuniu centenas de pessoas na Vila Cultural Cora Coralina. Os participantes conheceram as histórias de vida de seis mulheres que se destacam em seus grupos e comunidades no Estado.

Uma das homenageadas, Eva Farias da Conceição, de 80 anos, é referência na comunidade Kalunga, região norte do Estado. Eva, conhecida como a parteira oficial do local, realizou mais de 280 partos de forma voluntária naquela região. “Eu era lavradora, trabalhava o dia todo na roça. Chegava em casa à noite e logo já vinha um cavaleiro me chamar pra fazer mais um parto”, contou. A parteira, que se casou aos 17 anos e viveu com o marido por 59 anos, teve 14 filhos biológicos e adotou mais 28 filhos. “A vida era sofrida, mas tinha que cuidar”, disse.

A vida moderna e o acesso à formação acadêmica motivou a enfermeira Milza Faria da Silva. Ela, que é neta de Eva, entrou na faculdade e se formou em Enfermagem para, em seguida, se especializar em obstetrícia para seguir os passos da avó, ajudando mulheres a trazer novas vidas ao mundo. Essas atitudes demonstram o empoderamento feminino ao longo dos anos e a importância das mulheres na história do Estado, lembrou o governador Ronaldo Caiado ao mencionar que as mulheres também estão presentes em seu governo, ocupando cinco secretárias da gestão.  “A história nos remete a uma sociedade matriarcal. As mulheres com um poder de superação e presentes em todos os momentos. Hoje, elas fazem parte desse governo e são referência em várias áreas em todo o País”, finalizou.

A superação da cadete da Polícia Militar, Andreia Guimarães, também foi parabenizada no Mulheres Inspiradoras. Andreia saiu do Estado do Pará para Goiânia há 16 anos e, segundo ela, a vida não foi fácil quando chegou na Capital. “Cheguei com meu marido e meu filho com um mês de vida. Moramos em um barracão de terra batida coberto por lona. Passamos fome e a fome dói”, lembrou. Após muito sofrimento trabalhando como empregada doméstica, ela conseguiu terminar o ensino médio e começou almejar o curso superior. “Meu marido é gari e começou a trazer livros que encontrava no lixo. Estudei e passei no vestibular, foi quando consegui uma bolsa integral para o curso de direito”, contou.

Durante a graduação, Andreia já havia conseguido sair da vida de empregada doméstica e trabalhava como concursada na Prefeitura de Goiânia, mas as dificuldades ainda eram constantes devido à falta de dinheiro para manter as despesas. “O salário na prefeitura não era alto. Eu estudava, mas não sobrava para muito, muitas vezes tinha fome durante a aula, mas não tinha dinheiro para comprar lanche”, desabafou. Antes mesmo de terminar a graduação, a policial conseguiu passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), porém, ela conta que não chegou a pegar a carteirinha. “Passei na OAB antes de finalizar o curso, mas em 2016 prestei o concurso da Polícia Militar e passei, nem cheguei a pegar a carteirinha de ordem”, comemorou.

A vida de Andréia também inspirou outras mulheres. Ela diz que sua família sente orgulho em contar sua história e hoje é referência em casa. “Sou a primeira a se formar na família e meu pai sente orgulho em dizer que tem uma filha advogada e policial. Hoje, tenho uma irmã cursando pedagogia e outra prestes a começar administração de empresas”, falou.

Programação

O encontro teve apoio de toda a estrutura de governo e contou com a presença da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), que levou técnicos para a realização de testagem rápida para HIV e sífilis, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e auriculoterapia. Os profissionais da SES-GO também orientaram as mulheres sobre amamentação, métodos contraceptivos, câncer de mama e diversos outros assuntos de interesse feminino.

Durante o evento, também houve apresentação da banda de Jazz da Polícia Militar de Goiás e show com Maria Eugênia e Luis Chaffin, além de apresentação cultural do Coral da Saneago e recital de música brasileira com temática feminina do grupo “Os Menestréis”, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda de Arte.

Regionalização

Durante seu discurso no encontro realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o governador Ronaldo Caiado falou da importância do acesso à saúde para as mulheres e anunciou que policlínicas serão instaladas em cidades estratégicas do Estado para proporcionar melhor atendimento médico para a população que vive longe de Goiânia.

O governador pontuou que essas policlínicas serão compostas por diversas especialidades médicas e equipe multidisciplinar, além de estrutura para realização de exames, o que vai facilitar o acesso à saúde Estadual.

“Não podemos admitir um Estado com tamanha desigualdade social e levar saúde para cidades interioranas permitirá igualar o acesso à saúde de quem mora no interior à população da região metropolitana”, finalizou.

Felipe Cordeiro (texto) e Sabba Nogueira (fotos), da Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo