Ambulatório médico do HDS oferece atendimento especializado à população

Unidade da SES-GO presta atendimento em diversas especialidades médicas para pacientes do SUS de todo o Estado

Composto por profissionais altamente especializados, o Ambulatório Médico do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), atende, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), usuários vindos de todo o Estado, por meio da central de regulação. Só neste ano, de janeiro a setembro, já foram realizadas 58.123 atendimentos e 12.862 exames na unidade.

Totalmente reformulado e equipado após o início da gestão da Organização Social Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir), em dezembro de 2013, o ambulatório médico do HDS conta hoje com dez consultórios de atendimento e 37 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

Na unidade são ofertadas as seguintes especialidades médicas: cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, geriatria, oftalmologia, ortopedia e psiquiatria. Além disso, no ambulatório também são realizados os exames de eletrocardiograma, mapeamento de retina e tonometria, sendo os dois últimos vinculados às consultas oftalmológicas. O ambulatório médico do HDS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Florentina Maria de Souza, de 68 anos, é paciente do HDS há três anos. Durante este período já se consultou diversas vezes com especialistas em ortopedia, cardiologia e geriatria. “Desde que entrei aqui sempre fui muito bem atendida. Além dos médicos que me atenderam, também fui encaminhada para diversas terapias que me devolveram a qualidade de vida. Aqui tenho tudo o que preciso”, relatou.

A diretora técnica do hospital, Mônica Ribeiro Costa, explica que além de todo o serviço ofertado pela unidade, o hospital também se preocupa em se especializar, cada vez mais, no cuidado ao idoso. “O atendimento voltado à pessoa da terceira idade no HDS é um diferencial da nossa unidade. Graças a nossa equipe médica e multiprofissional especializada no atendimento ao idoso, conseguimos tratar esse paciente de forma holística, o que nos garante excelentes resultados”, afirmou.

A diretora ressalta ainda que o ambulatório médico da unidade funciona em rede com os municípios, sendo os pacientes encaminhados para a central de regulação em caso de prescrição de procedimento cirúrgico. “Não realizamos cirurgias, portanto em caso de indicação cirúrgica encaminhamos, automaticamente, os pacientes para a regulação do seu município de origem, responsável pela autorização do procedimento e do definir o local da sua realização”, explicou.

Rafaela Bernardes, da Agir

Fotos: Divulgação/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo