Goiás avança no Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS

O Proadi-SUS é um programa do Ministério da Saúde que oferece projetos para fortalecer o Sistema Único de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) aderiu nesta quarta-feira, 27 de março, durante a assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizada em Brasília (DF), ao apoio da “Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde” (PlanificaSUS), executada dentro do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. O projeto adotado pelo Conass para fortalecimento da gestão do SUS, terá como executante o Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, que prestará apoio técnico aos estados na organização da atenção à saúde em redes.

“Na prática, a SES-GO tem suas funções fortalecidas com o apoio na construção de redes regionalizadas de serviços que atendam às necessidades da população, em qualquer nível de atenção”, explicou o secretário de Estado da Saúde Ismael Alexandrino.

Desde 2015, todos os municípios de Goiás estão em processo de planificação por meio da qualificação dos profissionais de saúde, e 60% das cidades já implantaram mudanças práticas em suas unidades de saúde. “O Albert Einstein agregará mais profissionais às equipes do Conass que estão conosco”, acrescentou o secretário.

As regiões Entorno Sul e Pireneus, apoiadas pelo Conass, já iniciaram também o processo de organização da Atenção Especializada. Esse movimento é ampliado agora com a adesão a essa nova etapa.

O Proadi-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), financiado com recursos de isenção fiscal concedidos aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde – a quem compete a aprovação, o monitoramento e a avaliação dos projetos apresentados – foi desenvolvido com o propósito de contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, por meio da realização de um conjunto de ações voltado à produção de conhecimento, à qualificação de setores estratégicos para a gestão, e à melhoria da prestação de serviços públicos em saúde no país.

Patrícia Almeida (texto) e Erus Jhenner (fotos), da Comunicação Setorial 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo