Gestão por Processos: mais nove áreas finalizam etapa do mapeamento

Com a conclusão da etapa de trabalho pela Spais e Sest-SUS, a SES-GO completa 22 áreas 100% mapeadas

Equipes de nove áreas da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) foram reconhecidas por finalizarem 100% da etapa do mapeamento “AS-IS” dentro do programa Gestão por Processos. A entrega dos selos de certificação foi realizada pelo Escritório de Transformação da Gestão (ETG), na sexta-feira, 29, e contou com a presença dos superintendentes Luiz Domingues Marques e Evanilde Gomides, da assessora técnica do gabinete do secretário, Lívia Amaral, de gerentes e coordenadores de gestão das áreas reconhecidas e membros do ETG. Com esse reconhecimento, a SES-GO completa 22 áreas com todos os fluxos e processos “AS-IS” mapeados.

As superintendências de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) e de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS) concluíram todo o mapeamento de suas áreas. A superintendente da Spais demonstrou a satisfação de ter cumprido a meta estabelecida e destacou o comprometimento da sua equipe. “Em um trabalho como esse, toda a equipe é envolvida e, mesmo com um trabalho externo intenso com a Planificação da Saúde, conseguimos. Foi um grande desafio. E já avisei a todos, é agora que o trabalho vai começar”, destacou Evanilde Gomides.

A gerente da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, Fabiana Aparecida Carvalho, disse que o mapeamento dos processos foi importante para o momento atual, de reestruturação e apresentação da proposta de um novo organograma para a superintendência. A gerente de Vigilância Sanitária de Produtos, Eliane Rodrigues, adiantou que a gerência implantará o sistema de gestão da qualidade e para isso contará com o apoio do ETG. “Temos processos muito complexos na Vigilância e já ter os processos mapeados vai nos auxiliar muito na próxima etapa, de estabelecer e monitorar indicadores para a gestão da qualidade”, afirmou Eliane.

A Gestão por Processos é um programa da Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças (SGPF). Titular da Superintendência, Luiz Domingues Marques agradeceu o trabalho desempenhado pela equipe da SES-GO e ressaltou que a gestão por processos é uma cultura difícil de ser implantada, especialmente no serviço público. “A reforma administrativa trará mudanças na gestão, mas vocês construíram uma base. E, apesar do rearranjo, do recomeço, o final é o mesmo, ou seja, vamos continuar entregando saúde. Mudar é muito difícil, já passei por experiências neste sentido. Imaginem vocês para mudar a Marinha! Mas é possível vencer as resistências, não desistam”, declarou Luiz.

Áreas reconhecidas

Os coordenadores de gestão presentes na reunião de reconhecimento também ressaltaram a participação no programa, o apoio dos chefes e colegas, os aprendizados que adquiriram para a carreira e a importância de terem esta etapa do trabalho reconhecido. “É uma alegria o reconhecimento da dedicação a um trabalho árduo. Espero continuar e estar preparada para a próxima etapa”, manifestou a coordenadora da Gerência de Licitações, Contratos e Convênios, Danielle Guimarães.

“A partir do mapeamento de uma área como a saúde mental, eu, que sou da área de TI, consegui enxergar que podemos melhorar os processos e atuar melhor, otimizando tempo e recursos”, evidenciou Frederico Rodovalho, coordenador de gestão da Gerência de Saúde Mental.

As nove áreas reconhecidas foram: gabinete da Suprass, gabinete da Sest-SUS, Gerência da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, Gerência de Administração Setorial e Captação de Recursos, Gabinete da Spais, Gerência de Atenção à Saúde, Gerência de Saúde Mental, Gerência de Vigilância Sanitária de Produtos e Gerência de Licitações, Contratos e Convênios.

Daniela Becker (texto) e Erus Jhenner (fotos), da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo