Esap/SES-GO abre inscrições para especialização em Saúde Pública

Curso na modalidade presencial terá 36 vagas, destinadas a profissionais das secretarias municipais e/ou Estadual de Saúde de Goiás. Aulas começam em 9 de maio

A Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Sest-SUS/SES-GO) abriu  edital para o curso de Especialização em Saúde Pública. A inscrição é gratuita e deverá ser feita pela internet até 16 de abril, mediante preenchimento do Formulário disponível no link https://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=46520 .

Ministrado na modalidade presencial, o curso será realizado e certificado pela Escola de Saúde Pública Cândido Santiago (Esap), e terá 36 vagas, destinadas a profissionais das secretarias municipais e/ou Estadual de Saúde de Goiás.

O início das aulas está previsto para o dia 9 de maio e tem como objetivo formar sanitaristas crítico-reflexivos, na perspectiva da educação interprofissional em saúde.

De acordo com o edital, publicado na página da Esap (www.esap.go.gov.br), a especialização tem como matriz curricular quatro eixos temáticos: produção de conhecimento, atenção à saúde, vigilância em saúde e gestão da saúde.

A concepção pedagógica se sustentará em metodologias ativas de ensino e aprendizagem que irão requerer do aluno atitudes proativas, com regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais oferecidos e na realização das tarefas propostas, tanto em encontro presenciais, de ensino a distância (EAD), como atividades de dispersão propostas.

Realidade locor-regional

Um dos focos dessa especialização é desenvolver um olhar abrangente sobre a situação de saúde loco-regional, implicados com as realidades político-sociais e comprometidos com a transformação da realidade de saúde.

Foi com esse objetivo que a enfermeira Cleide Silveira de Azevedo, coordenadora das Residências Multiprofissionais da Sest-SUS (Coremu) participou da primeira turma do curso, no final de 2016. Seu trabalho de conclusão foi um relato de experiência sobre dimensionamento na atenção básica. “Fiz uma proposta para dimensionar a quantidade de profissionais necessários para atuar nas unidades assistenciais de saúde”, conta.

Cleide afirma que a especialização contribuiu muito para seu desenvolvimento profissional. “Dá uma visão ampla de como funciona o Sistema Único de Saúde, as políticas desenvolvidas nesta área e principalmente como podemos aplicar isso ao nosso trabalho”, explica.

 

SERVIÇO

Abertas inscrições para curso Especialização em Saúde Pública

Carga horária: 420 horas

Público-alvo: profissionais atuantes nas secretarias municipais e/ou estadual de saúde do Estado de Goiás

Certificação: Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, da Secretaria De Estado da Saúde (Esap/SES-GO)

Vagas: 36

Período de inscrição: 02 a 16 de abril

Início do curso: maio de 2019

Mais informaçõeswww.esap.go.gov.br

 

Gabriela Dutra (texto) e Karim Alexandre (fotos), da Comunicação Setorial 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo