CRER reúne mais de 300 pessoas em curso sobre autismo

Durante quatro horas, especialistas falaram sobre sintomas, comportamento e tratamento, para lembrar Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou um curso aberto à comunidade. Intitulado de “Conhecendo o Autismo”, o encontro reuniu mais de 300 pessoas no auditório do hospital.

Durante quatro horas, os palestrantes falaram sobre os sintomas, comportamento e tratamento para autistas. As profissionais do Crer Milena Borges e Rawenna Domingues, especialistas no tratamento do autismo, conduziram o encontro.

“Foi a primeira vez que realizamos um curso nesse formato aqui, no Crer. Ficamos muito felizes em ver o auditório cheio e em ver como as pessoas estavam interessadas e interagindo. Conseguimos sanar todas as dúvidas de quem estava aqui”, disse a fisioterapeuta Milena.

O curso foi aberto pelo psicólogo e cofundador do Instituto Ninar, Gustavo Tozzi, que falou sobre “Autismo: do consultório à vida cotidiana”. O profissional expôs e esclareceu as principais dúvidas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Elogio à iniciativa

Pais, familiares, alunos e profissionais participaram do encontro. A assistente social da Secretaria Estadual de Educação Deusirene Ferreira de Sousa elogiou a iniciativa. “Fico muito feliz em ver o Crer promovendo esse tipo de curso, que leva tanta informação à sociedade. Todo profissional da educação deveria participar de iniciativas assim para qualificação profissional”, afirmou.

Para a estudante de enfermagem Jéssica Vieira de Souza, o encontro proporcionou conhecimento e qualificação profissional. “Como futura profissional da saúde, procuro me capacitar para atender o ser humano da melhor forma possível. Saber mais sobre o autismo me capacita como enfermeira, mas também como ser humano. O conhecimento é a melhor forma de combater o preconceito”, opina.

A diretora Multiprofissional de Reabilitação do Crer, Sônia Helena Adorno de Paiva, realizou a abertura do evento e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido no hospital. “Faz parte da missão do Crer levar conhecimento e informação para além dos muros do hospital. Nosso objetivo com esse curso é o de empoderar pais, familiares e profissionais para que eles possam atuar como coterapeutas”, definiu.

Características

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento, e não uma doença, caracterizado por alterações significativas de comunicação, interação social e de comportamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que aproximadamente 1% da população mundial esteja dentro do espectro do autismo. Isso representaria cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, 2 milhões somente no Brasil.

Rafaela Bernardes, do Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo