Doença de Parkinson é tema de palestras no Crer

Evento na unidade da SES-GO abordou sintomas, diagnósticos e tratamentos para a enfermidade, lembrada mundialmente no dia 11 de abril

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, celebrado em 11 de abril, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou palestras sobre o tema com a participação da comunidade. Intitulado Dia D do Parkinson no Crer, o encontro contou com a parceria da Associação Parkinson Goiás (Aaspark).

Durante quatro horas, os palestrantes falaram sobre sintomas, diagnóstico, medicamentos e tratamento para o Parkinson. O médico geriatra e diretor-clínico do Crer, Cristhiano Holanda, abriu o ciclo de atividades.

A presidente da Aspark, Therezinha de Melo Santos, fez um relato emocionado sobre a descoberta da doença e a criação da associação. “Recebi o diagnóstico em 2016. Depois disso, fui procurar informações e uma associação ligada ao Parkinson e não achei. Foi aí que resolvi me engajar no trabalho social em favor do parkinsoniano.”

Mesa-redonda

A manhã de palestras também contou com uma mesa-redonda composta pela fonoaudióloga Elcione Pinto Vieira, pela fisioterapeuta Renata Rodrigues Martins, pela terapeuta ocupacional Christiany da Silva Rodrigues e pelo psicólogo Paulo Henrique Camara Martins. Eles discutiram as terapias indicadas no tratamento do Parkinson.

As atividades foram encerradas com a palestra do advogado Wesley Paula Andrade, que falou sobre os direitos do parkinsoniano. “Muita gente desconhece os direitos e benefícios que tem. Eventos como esse, promovido pelo Crer, ajudam na informação e orientação dos pacientes que, muitas vezes, se sentem desamparados pelas leis”.

Em tratamento no Crer há três anos, Ilda Sebastiana Franco, de 63 anos, participou do encontro. Ela comemorou a oportunidade de participar do evento. “Conviver com a doença não é fácil, enfrentamos muitas dificuldades no dia a dia. Vir em um evento desse e ter informações sobre minha doença é muito bom, me sinto mais confiante”.

Apresentações musicais

O Dia D do Parkinson no Crer contou ainda com apresentações musicais de pacientes da musicoterapia do hospital. O evento foi coordenado pela fisioterapeuta Vanessa Pereira Nascimento e pelo supervisor de Fisioterapia Ambulatorial do CRER, Rogério de Souza Alves de Castro.

Rafaela Bernardes (texto e fotos), do Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo