“Outubro Rosa” une Saúde e Esporte, em Goiânia

“Ação Outubro Rosa” na sede do Goiás Esporte Clube realizou exames clínicos, encaminhamentos para mamografia e orientações sobre políticas públicas e saúde da mulher

“Vamos trabalhar para erradicar o câncer de mama em Goiás”, afirmou o titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino, durante a abertura da “Ação Outubro Rosa”, realizada nesta quinta-feira, 17, pelo Goiás Esporte Clube, com apoio da SES-GO, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e das Secretarias Municipais de Saúde e de Políticas Públicas da Mulher de Goiânia.

Um ônibus cor de rosa, equipado com consultórios médicos, estacionou na sede administrativa do time goiano para realizar exames clínicos nas mulheres que passaram pelo setor Bela Vista, em Goiânia. Alexandrino comemorou a iniciativa do clube esmeraldino e pontuou a necessidade de diminuir os números de casos de câncer de mama. “O câncer diagnosticado na fase inicial diminui custos e aumenta significativamente a possibilidade de cura”, disse.

“Promover conscientização para a realização do auto exame gera diagnóstico precoce”, continuou o secretário, que também aproveitou para alertar sobre a campanha de vacinação contra o sarampo, fundamental para manter a saúde e afastar doenças. “Sábado estaremos no dia D e precisamos popularizar a necessidade das vacinas”, lembrou.

Para o presidente executivo do time, Marcelo Almeida, aproveitar a popularidade do clube para promover a saúde feminina é um marco para o Estado, unindo esporte e saúde para as mulheres. “Estamos no mês consagrado para conscientização sobre o câncer de mama e, apesar do futebol atingir principalmente o público masculino, temos mulheres fieis ao time que devem ser lembradas e beneficiadas por essas ações”, esclareceu.

Além dos exames clínicos e encaminhamentos para mamografia, também foram realizadas orientações sobre políticas públicas e saúde da mulher, como o direito reprodutivo. Durante a manhã, o superintendente de Atenção Integral à Saúde (Sais) da SES-GO, Sandro Rodrigues, acompanhou os serviços e ressaltou a importância de promover saúde de forma intersetorial, agregando organizações civis com poder público e gerando qualidade de vida para a população. “As pessoas precisam estar alertas aos cuidados com a saúde. Com esse serviço disponível próximo da população conseguimos atingir quem não busca unidades de saúde”, reforçou.

A coordenadora de Saúde da Mulher da SES-GO, Alexandra Nunes, aproveitou a oportunidade para levar conhecimentos para as usuárias que buscaram atendimento e divulgou o trabalho desenvolvido pela coordenação. “Nosso serviço está aberto para outras organizações que quiserem realizar parcerias, oferecemos palestras e os demais serviços de saúde para a mulher”, pontuou. A coordenação atua também no pré-natal, saúde sexual reprodutiva da mulher, direitos da mulher e outras temáticas além do câncer de mama, trabalhando o ano todo em prol da saúde feminina.

Promovendo saúde

A aposentada Gracilda Ferreira dos Santos, de 56 anos, descobriu a ação através da nora, torcedora fiel do “verdão” que se informou por meio das redes sociais. “Minha nora acompanha as redes sociais do time e viu toda a divulgação. Aproveitei para atualizar meus exames”, contou. Gracilda Ferreira disse que os filhos estiveram presentes no jogo realizado no Estádio Serra Dourada na noite de quarta-feira, 16 outubro, e também acompanharam a divulgação que foi realizada no estádio. “Eles chegaram em casa e reforçaram para que eu comparecesse aqui hoje, viram os jogadores divulgando esse serviço”. A aposentada está há três anos sem realizar a mamografia e acredita que essa oportunidade é uma maneira mais prática para conseguir o serviço. Ela agradeceu ao time e à SES-GO pela iniciativa: “Eu agradeço, aqui foi rápido e vou ter tempo para minhas outras atividades”.

Felipe Cordeiro (texto) e Sebastião Nogueira (fotos), da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo