Lacen envolve todos servidores no descarte correto de resíduos

Entre os objetivos do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde estão a proteção dos profissionais, do meio ambiente e da população em geral

Os servidores do Laboratório Estadual Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen) têm, em sua rotina de trabalho, o compromisso de recolher e encaminhar para descarte correto todo e qualquer tipo de resíduo produzido no local. Esse procedimento é adotado por todos os cerca de 300 profissionais da unidade, das categorias mais simples às mais especializadas, com o propósito de promover e assegurar a segurança dos servidores e da população em geral e de proteger o meio ambiente. Esse nova cultura foi introduzida no ano passado, pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.

A enfermeira Larissa Bandeira Fontana de Moraes, que coordena a efetivação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde no Lacen, destaca que a equipe é sensibilizada com frequência para desenvolver os procedimentos técnicos para o descarte.  Uma dessas sensibilizações ocorreu na manhã desta sexta-feira, 19, no auditório do laboratório, com a apresentação de uma palestra sobre o plano. A conferência compôs a programação da Semana em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, realizada no Lacen entre os dias 22 a 26 de abril.

A técnica de Segurança no Trabalho Suzana Gomes dos Santos informa que a semana integra as atividades do Abril Verde no Lacen. A data foi instituída em alusão ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado em 28 de abril. Suzana Santos destaca que a semana contou com o treinamento sobre transporte e manuseio seguro de resíduos infectantes e químicos,  vacinação dos servidores contra a Influenza, palestra com o tema “Biossegurança – prevenção de acidentes de trabalho e uso de equipamentos de proteção individual”, apresentação do Plano de Gerenciamento de Resíduos do Lacen e, ainda, palestra sobre cuidados com eletricidade.

Descartes

Larissa Moraes explica que os descartes das substâncias e instrumentos são feitos de acordo com o que prevê a legislação, pesquisas científicas e a classificação dos resíduos. Ela informa que os meios de cultura e os instrumentos usados para a manipulação desse material são acondicionados, identificados e encaminhados para tratamento. Após o processo de descontaminação, todo o material é colocado em um saco e encaminhado para a empresa que faz a disposição final.

Já os resíduos químicos, de acordo com Larissa Moraes, são acondicionados em recipientes compatíveis com o produto, identificados e encaminhados para a empresa responsável pela incineração. Todo o material reciclável, como copo descartável, papel e papelão, é vendido. A quantia arrecadada com a venda, apesar de pouca, é revertida para o gerenciamento de resíduos.

Maria José Silva, da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo