Crer entrega 279 dispositivos ortopédicos a moradores de Aparecida

Única unidade móvel do tipo no Centro-Oeste, caminhão da Oficina Ortopédica Itinerante esteve na cidade entre 29 de abril e 3 de maio, na UBS Expansul

O caminhão da Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade da SES-GO, esteve em Aparecida de Goiânia entre 29 de abril e 3 de maio, quando entregou 279 dispositivos ortopédicos à população. Única unidade móvel com essa característica em operação no Centro-Oeste brasileiro, a Oficina Itinerante do Crer leva atendimento para todas as regiões do Estado.

O pequeno Emanuel Vitorino dos Santos, de 5 anos, foi um dos pacientes beneficiados pela entrega dos dispositivos ortopédicos, na UBS Expansul. Emocionada, a mãe da criança comemorou as órteses confeccionadas para o filho. “Não temos condições financeiras de comprar esses dispositivos ortopédicos, que são essenciais para o desenvolvimento do Emanuel”, explicou Sara Vitorino de Sousa.

“Receber tudo pelo SUS é uma conquista. Pela primeira vez, com a ajuda das órteses que foram confeccionadas pelo Crer, vamos poder colocar nosso filho de pé. Só tenho que agradecer todo o atendimento e carinho dos profissionais que nos atenderam”, disse ainda.

Adelcio Araújo do Espírito Santo, 49, também morador de Aparecida de Goiânia, recebeu um calçado ortopédico pela primeira vez. “Estou muito feliz com o atendimento que recebi da equipe do Crer. Com esse sapato, vou conseguir andar melhor, sem tanta dificuldade, como acontece hoje. Ter recebido atendimento tão perto de casa me ajudou demais, só tenho que comemorar”, avaliou.

Primeira etapa

Em janeiro de 2019, a Oficina Itinerante esteve em Aparecida fazendo o cadastro dos usuários, colhendo as medidas, recolhendo prescrições médicas e avaliando os pacientes. Após essa primeira etapa, os dispositivos foram confeccionados na Oficina Ortopédica do Crer, em Goiânia, para a entrega aos pacientes.

Para o gestor da Oficina Itinerante, Rodrigo Campos, o resultado da ação foi extremamente positivo. “Registramos uma grande demanda aqui em Aparecida. Os atendimentos foram muito satisfatórios. A importância desse trabalho é poder facilitar o acesso às órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção aos pacientes portadores de deficiência física que muitas vezes têm dificuldade de deslocamento.”

O trabalho da Oficina Itinerante é feito a bordo de um caminhão adaptado para a produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos, palmilhas, calçados para pés neuropáticos, confecção de adaptações, ajustes e alguns consertos em dispositivos ortopédicos já utilizados pela população.

 

Rafaela Bernardes, do Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo