Livro sobre Saúde Pública será lançado na Esap

Obra contou também com a participação de dez escolas integrantes do projeto de formação de sanitaristas e será apresentada durante aula inaugural de curso de especialização

O livro Nova formação em Saúde Pública: aprendizado coletivo e lições compartilhadas na RedEScola, que teve participação da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago (Esap-GO), será lançado nesta quinta-feira, 9, às 9h, no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (Sest-SUS), durante aula inaugural do Curso de Especialização em Saúde Pública.

A abertura oficial será realizada pela coordenadora geral do Curso de Especialização em Saúde Pública, professora Kelli Santos. Os participantes também serão contemplados com a aula magna “Educação interprofissional em saúde: uma estratégia potente para o fortalecimento do SUS”, que será ministrada pela analista de gestão em saúde Rosa Souza. Ela é professora da Escola de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-Fiocruz), vice-diretora da Escola de Governo em Saúde e coordenadora da Secretaria Executiva da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública do Rio de Janeiro.

Rosa Souza é também uma das organizadoras do livro, que tem ainda a participação de dez escolas integrantes do projeto de formação de sanitaristas. São elas: Universidade Federal do Acre (Ufac), Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), Escola de Saúde Pública do Ceará (ESPCE), Escola de Saúde Pública de Goiás (ESPGO), Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESPMT), Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESPMG), Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ESPRS) e Escola Tocantinense do SUS (ETSUS-TO).

Experiência da ESAP-GO

O projeto intitulado “A acreditação pedagógica de cursos lato sensu em saúde pública e a formação em saúde pública: uma possibilidade de caminhos convergentes”, firmado entre a ENSP/Fiocruz e a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), foi coordenado pela Secretaria Técnica e Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, sediada na ENSP, e reuniu dois componentes: Acreditação Pedagógica, desenvolvido em parceria com a Abrasco e Formação em Saúde Pública, abordado neste livro.

O relato-experiência conduz o caminho percorrido, as inovações pedagógicas e as perspectivas futuras dos percursos formativos realizados durante a execução de duas turmas do curso de especialização em Saúde Pública na Esap-GO contempladas dentro desse projeto. A descentralização da oferta de vagas nos cursos para as regiões de saúde foi um importante mecanismo de aproximação entre ensino, serviço e comunidade.

“Em sua proposta pedagógica, a Esap enfatiza a descentralização da oferta de vagas nos cursos para as regiões de saúde como importante mecanismo de aproximação entre ensino-serviço-comunidade, com vistas a garantir que os egressos sejam capazes de responder às demandas e necessidades do setor de saúde em suas localidades”, pontua a coordenadora geral do curso.

Diversificação acadêmica

Outra peça chave para a formação de novos sanitaristas foi a diversificação acadêmica dos discentes. As duas primeiras turmas formaram 51 sanitaristas com formação nas áreas de administração, analista e desenvolvimento de sistemas, biologia, biomedicina, contabilidade, direito, economia, educação física, enfermagem, engenharia, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, jornalismo, matemática, medicina, medicina veterinária, nutrição, psicologia, serviço social e zootecnia.

Segundo a superintendente de Educação e trabalho para o SUS, Luciana Vieira, essa diversificação de formação contribui para a qualificação das práticas profissionais e organização do trabalho nas instituições de saúde, trazendo como eixo integrador a educação interprofissional (EI), na perspectiva de favorecer a adoção de práticas colaborativas na atenção à saúde.

Ao longo do curso, a Esap procurou formar sanitaristas crítico-reflexivos, com olhar abrangente sobre a situação de saúde loco-regional, implicados com as realidades político-sociais e comprometidos com a transformação da realidade de saúde. Ainda segundo as autoras do capítulo 6 do livro, o curso de especialização em Saúde Pública abriu a perspectiva de uma potente ferramenta de desenvolvimento profissional para os trabalhadores do SUS em Goiás, além de ampliar a possibilidade de análise e intervenção na realidade a partir dos sistemas locais, regionais e nacional de saúde, com capacidade de resposta às demandas e às necessidades de saúde de forma propositiva e oportuna.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Nova Formação em Saúde Pública: aprendizado coletivo e lições compartilhadas na RedEscola”

Data: quinta-feira, 9

Horário: 9h

Local: Auditório Sest-SUS

Governo na palma da mão

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