Huapa promove ações educativas no Maio Amarelo

Carro acidentado colocado na entrada do hospital serve de alerta sobre acidentes no trânsito, que em 2018 levaram mais de 3,7 mil pessoas para a unidade

Quem passar pelo Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) até quarta-feira, 15, vai se deparar com uma cena que serve de alerta: um carro preto acidentado, posicionado na entrada da unidade. A exposição serve para conscientizar a sociedade sobre a segurança no trânsito, durante o movimento Maio Amarelo, e chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito tiram a vida de aproximadamente 1,35 milhão de pessoas por ano em todo o mundo. Em Goiás, o número chega a 1,5 mil mortes.

O Serviço Especializado

em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) é o responsável pelas orientações e atividades

educativas a partir desta segunda-feira, 13. “Apenas no ano passado, 3.772 pessoas deram entrada no Huapa vítimas de acidente de trânsito, o que representa cerca de 11% de assistência de urgência e emergência prestada da unidade, do total de 36.938 atendimentos”, alertou a técnica em segurança do trabalho Alessandra Alves.

 

Nesta segunda-feira, a partir das 7h, estão sendo realizadas blitzes educativas com profissionais do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO), com a entrega de informativos e abordagens aos colaboradores, pacientes e acompanhantes do Huapa. Em seguida, apresentação de palestras também sobre o tema. A programação se repete nesta terça-feira, 16, a partir das 19h.

Yasmine de Paiva, do IGH

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo