SES-GO marca presença em debate sobre organizações em tempos de mudança

BPM Day Goiás 2019 conta também com servidores de outras instituições públicas estaduais e funcionários de empresas privadas

Profissionais de instituições públicas e privadas de Goiás marcaram presença, nessa quarta-feira, 15, no BPM Day Goiás 2019, promovido pela Association of Business Process Management Professionals International (ABPMP) – Regional Goiás, organização profissional dedicada ao avanço dos conceitos de gestão de processos de negócios e suas práticas.

Servidores da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) – integrantes da rede do programa Gestão por Processos – estiveram no evento, realizado na Casa da Indústria, ao lado de funcionários da Secretaria de Estado da Administração (Sead), do Ipasgo, Tribunal de Justiça de Goiás, Instituo Euvaldo Lodi (IEL), Grupo Flamboyant, entre outros.

Palestrantes de Goiás, do Distrito Federal e de Pernambuco discutiram e apresentaram experiências e cases dentro do tema “Gestão de processos em tempos de mudanças”. As palestras abordaram governança corporativa, gerenciamento de mudanças no contexto de gestão de processos, robotização de processos, tecnologias relacionadas à BPM, transformação organizacional e alinhamento entre a estratégia e a visão operacional do negócio.

Mundo em transformação

André Menelau, de Recife, vice-presidente de Comunicação e Publicidade da ABPMP Brasil e sócio de uma organização focada em Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), falou sobre “Processos exponenciais para um mundo em transformação”. O consultor fez um panorama do mundo, enfatizando questões como transformação digital, economia colaborativa e inteligência artificial. Menelau apresentou exemplos de grandes empresas atuais – Netflix, Booking, Nubank, Spotfy, Ifood, Rappi –, como elas entregam produtos e serviços de valor aos clientes e ainda experiências individualizadas.

“Os processos precisam mudar. As organizações precisam ter processos direcionados aos clientes, flexíveis, ágeis individualizados e multicanais. Processo é a forma de entregar valor aos clientes”, definiu Menelau, avaliando como grandes obstáculos para a transformação: lucro como objetivo principal; liderança, serviços e produtos que não entregam valor; desmotivação no trabalho e resistência à inovação; entre outros.

O tema da palestra de Nivaldo Morais, educador e consultor em Gestão e Transformação de Negócios de Goiânia foi “Change Management e BPM – fatores chave de sucesso na gestão de mudança e sua relação com o ciclo de BPM”. “O grande desafio hoje é fazer a mudança acontecer e garantir a mudança e perpetuação do negócio. E isso significa, no setor privado, fazer a organização ganhar dinheiro. E, no setor público, economizar recursos”, resumiu.

Governança corporativa

“Definir o valor que entregamos ao cliente, estabelecer desafios com olhar para o futuro e promover a gestão participativa e a visão integrada são alguns dos grandes desafios da governança corporativa”, destacou a vice-presidente de Educação da ABMP Brasil, Nicir Chaves, com 32 anos de experiência na área de gestão pública federal. Ela define como princípios da governança corporativa: criação de valor, transparência, equidade, responsabilidade corporativa e prestação de contas.

O BPM Day 2019 contou também com as palestras “Arquitetura Corporativa – a estruturação e visão dos componentes organizacionais”, com Haylla Balzani; e “Programa BPM Voluntário”, com Ulisses Sampaio. E ainda apresentação de dois cases, um do IEL Goiás e o outro do Dia a Dia Atacado e Varejo: Como acelerar os ganhos de BPM com a Robotização de Processos (Joel Matos e Sérgio Calura) e TI como fator chave de sucesso para a gestão de mudança por processos (Gerardo Carvalho).

Daniela Becker, da Comunicação Setorial

 

 

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