Programa intersetorial lança curso de prevenção às drogas

Projeto “Conhecer para Acolher” envolve conselheiros tutelares e municipais de políticas públicas sobre entorpecentes de 246 municípios goianos

Com o intuito de capacitar os conselheiros tutelares e municipais de políticas públicas sobre drogas em Goiás, foi lançado na manhã desta sexta-feira, 17, o projeto Conhecer para Acolher, realizado pelo programa InterAção, composto pelo Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUG-GO), União dos Vereadores do Estado de Goiás (Uvego) e Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), no auditório do MP-GO, em Goiânia.

O projeto vai oferecer curso na modalidade a distância (EaD) para que os profissionais possam se qualificar no enfrentamento às drogas, permitindo a eles elaborar, fiscalizar, implantar e colocar em funcionamento os conselhos e fundos municipais de políticas públicas voltadas para o tema em todo o Estado.

O titular da SES-GO, Ismael Alexandrino, prestigiou o lançamento do projeto e ressaltou a importância desse tipo de ação efetiva na busca para prevenir e combater o uso e abuso de álcool e outras drogas. “As drogas não escolhem classe social, idade, raça e gênero. É preciso consciência da população civil e órgãos governamentais para propor soluções e ações estruturantes, que beneficiarão toda a população”, alertou.

Na oportunidade, Alexandrino, que representava o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lembrou que o Geed, unidade da SES-GO, estará sempre atuante nas políticas públicas sobre drogas, e que o trabalho desenvolvido pela unidade é de fundamental importância na prevenção.

Empenho intersetorial

A secretária executiva do Geed, Joice Batista, agradeceu o empenho intersetorial na criação do projeto, que já começará as matrículas para formação dos conselheiros. “Esse curso vai capacitar diversos conselheiros por todo o Estado, e o Geed está de portas abertas para auxiliar nas demandas que começarem a surgir”, frisou.

Durante o lançamento, o procurador-geral de Justiça do MP-GO, Aylton Flávio Vechi; e o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Joaquim de Castro; assinaram um Termo de Cooperação Técnica para a criação de Conselhos Municipais de Políticas Públicas sobre Drogas nos municípios. Atualmente, existem 27 conselhos no Estado e todos serão capacitados com o curso.

O coordenador do programa InterAção, promotor Maurício Gebrim, comemorou o lançamento do projeto e falou da necessidade de continuação dessa e de outras ações voltadas para o enfrentamento às drogas, ressaltando ainda a importância do trabalho intersetorial para a efetivação dessas ações. “Precisamos reabilitar e reinserir socialmente os usuários de álcool e drogas. Identificar políticas públicas para prevenir, combater e tratar esses usuários é um dever de cada instituição, seja na educação, na saúde ou na Justiça”. Para o promotor, as agendas positivas podem estimular as prefeituras na criação dos conselhos municipais, que são fundamentais nas políticas de cada região.

Pandemia mundial

Wolmir Amado, reitor da PUC-GO, classificou o uso e abuso de álcool e drogas como uma pandemia mundial que atinge jovens, adultos ou idosos. Observou ainda que a sociedade civil e governamental trabalhando com integração, pode propor atividades e ações para o enfrentamento.

Aylton Flávio Vechi, por sua vez, alertou sobre o consumo de drogas em Goiás e afirmou que pelo menos 150 municípios goianos já sofrem com o uso de crack. Ainda de acordo com o procurador, além de prevenção e tratamento, é fundamental focar na reinserção social dos usuários e minimizar os preconceitos existentes na sociedade, dando oportunidade para essas pessoas e preservando sua dignidade, o que poderá diminuir o retorno delas ao mundo das drogas.

Além do lançamento do projeto, a especialista em Direito da Criança e do Adolescente Izabela Barbosa Santos aproveitou a oportunidade para tratar do controle social a partir das concepções de Estado e sociedade civil e a necessidade do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas. A professora da PUC-GO Rosana Carneiro tratou sobre as políticas públicas de saúde mental e cuidados sobre drogas.

Felipe Cordeiro (texto) e Sabba Nogueira (fotos), da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo