Enfermeiros e técnicos são homenageados no Hurso

Comemoração promovida pela unidade da SES-GO em Santa Helena de Goiás inclui mesa de doces, apresentações de balé, músicas, palestras e até chuva de pétalas

Para comemorar O Dia Mundial da Enfermagem, em 12 de maio, e Dia do Técnico de Enfermagem, 20 de maio, a Diretoria do Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás, fez uma homenagem com direito a mesa de doces, apresentações de balé, músicas, palestras e até chuva de pétalas.

“A equipe de enfermagem é aquela que está envolvida diretamente com o paciente, dando todo cuidado necessário. É muito bom quando somos reconhecidos”, definiu Nágela Arantes, técnica em enfermagem da unidade, que faz parte da rede de hospitais da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

O Dia Mundial da Enfermagem é celebrado desde 1965. Porém, oficialmente, essa data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.

A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. “Nós somos as pessoas que deixam os familiares e tudo em casa para cuidar da dor do próximo. O que fazemos, é por amor, e ver o sorriso no rosto de um paciente que acompanhamos não tem preço”, relatou Alvino Júnior, enfermeiro.

A enfermagem é a profissão do cuidado. É uma atividade elaborada, que envolve aspectos humanos, técnicos e científicos. Os profissionais executam procedimentos complexos, que precisam ser apreendidos e muito bem treinados. “A gente precisa ter preparo psicológico para essa profissão. É difícil não se apegar. Já perdi as contas de quantas vezes chorei escondido pela perda de um paciente, só que isso é coisa que pouca gente vê”, revelou Alvino.

Brenno Sarques, do IBGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo