Crer promove conscientização e conhecimento sobre trânsito

Durante dois dias, unidade da SES, com participação do Detran e SMT, realizou programação especial com atividades em alusão ao movimento Maio Amarelo

Em apoio ao Maio Amarelo, mês destinado à conscientização da sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), realizou uma programação especial voltada aos colaboradores e usuários da instituição.

O pontapé inicial das atividades ocorreu na segunda-feira, 20, com a realização de uma blitz educativa na unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Colaboradores integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) distribuíram material informativo e alertaram sobre a importância do Maio Amarelo.

Ainda na segunda-feira, uma equipe do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) promoveu atividades interativas com pacientes, acompanhantes e colaboradores do Crer. Óculos que simulam o efeito do uso de drogas e álcool nos motoristas e pedestres foram testados nas pessoas que, ao colocarem os óculos, têm alteradas as percepções de distância e velocidade.

“Para o Detran, é muito importante participar dessa ação em alusão ao Maio Amarelo no Crer, já que aqui estão em tratamento várias vítimas do trânsito. Sabemos que a conscientização no trânsito salva vidas”, disse a assessora de comunicação do Detran, Cleybets Lopes.

Dia do Amarelo

Na terça-feira, 21, foi o Dia do Amarelo no Crer. Colaboradores vestiram a camisa daquela cor para mostrar apoio ao movimento, que é nacional. Ainda na terça, realizaram uma blitz na Avenida Vereador José Monteiro. A atividade de conscientização no trânsito contou com a distribuição de cartilhas informativas para os motoristas e pedestres que passavam pelo local.

A programação do Maio Amarelo foi encerrada com a palestra “Educação para o trânsito: mitos e verdades”, ministrada pela agente da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), Janaína Oliveira. Durante 40 minutos, a profissional desmistificou dúvidas e infrações cometidas cotidianamente no trânsito.

“É sempre muito interessante dar palestras para pessoas adultas e habilitadas, justamente porque elas acham que já sabem tudo de trânsito. E, na verdade, uma falha, por menor que seja, pode tirar uma vida. O uso do celular, por exemplo, pode até parecer inofensivo, mas é a causa de centenas de acidentes de trânsito todos os dias”, alertou a agente da SMT.

O técnico em informática do Crer Paulo Henrique de Oliveira Souza participou da palestra e elogiou a abordagem apresentada pela agente de trânsito. “Participar desse momento foi muito importante porque me levou a pensar. Por já dirigir há anos, a gente acaba achando que sabe tudo, e a palestra veio para nos mostrar que precisamos aprender sempre sobre as boas práticas no trânsito. Dirigir com responsabilidade salva vidas, inclusive a nossa”.

 

Rafaela Bernardes, da Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo