Crer é referência no atendimento odontológico à pessoa com deficiência

Desde 2013, quando foi iniciado, serviço na unidade da SES em Goiânia já realizou mais de 130 mil procedimentos em pacientes com deficiência física, intelectual, auditiva ou visual

Com o objetivo de oferecer assistência integral ao usuário, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) conta com atendimento odontológico para os pacientes em tratamento na unidade. Iniciado em setembro de 2013, o Serviço de Odontologia do Crer atende usuários com perfil CER 9, ou seja, pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva ou visual.

Em abril, por exemplo, 423 pessoas receberam tratamento odontológico na unidade, que integra a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Vilaine Siqueira Delmondes, de 34 anos, é uma dessas pacientes. Sua mãe, Maria Vilani Delmondes, conta que a filha, que é deficiente física e intelectual, está em tratamento no hospital há mais de quatro anos.

“O Crer é uma bênção na vida da minha filha. Viemos pra cá para que ela recebesse atendimento médico e acabamos conseguindo atendimento odontológico também. Antes do Crer, minha filha nunca tinha ido ao dentista. Eu nunca tive condições para pagar (dentista) particular e, na rede pública, não conseguia atendimento para o perfil dela”.

O atendimento altamente especializado e direcionado à pessoa com deficiência é um diferencial do serviço. Com profissionais capacitados, o hospital oferece atendimento nas especialidades de periodontia, endodontia, dentística e pediatria.

“Contamos com uma equipe de profissionais qualificada no atendimento à pessoa com deficiência. Nosso trabalho é oferecer assistência odontológica no ambulatório e também nos leitos de internação. Pacientes com severo comprometimento físico, distúrbio neuromotor, neuropsicomotor, deficiência mental severa ou profunda, que não possuem condições de tratamento ambulatorial, são tratados no centro cirúrgico, sob anestesia geral”, explica a odontóloga Vilma Inutuka.

Desde sua abertura até o dia 30 de abril, o Serviço de Odontologia do Crer já realizou 130.816 procedimentos.

 

Rafaela Bernardes (texto e fotos), da Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo