HDS – Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta

[card_default title_card=”Diretoria” icon_card=”fa fa-user-md”][card_info title_card_list=”Diretor-Geral: Válney Luis da Rocha” phone_card_list=”(62) 3201-6436″ email_card_list=”secretaria@hds.org.br”][/card_info][card_info title_card_list=”Diretora Técnica: Drª Mônica Ribeiro Costa” phone_card_list=”(62) 3201-6436″ email_card_list=”secretaria@hds.org.br”][/card_info][card_info title_card_list=”Diretora Administrativa Financeira: Viviane Tavares Ferreira” phone_card_list=”(62) 3201-6436″ email_card_list=”secretaria@hds.org.br”][/card_info][/card_default][card_default title_card=”Localização” icon_card=”fa fa-map-marker”]Rodovia GO-403, Km 8, S/n – Zona Rural, Goiânia – GO[btn btn_texto=”Visualizar no mapa” btn_icon=”Localização” btn_link=”url:https%3A%2F%2Fgoo.gl%2Fmaps%2FTAChz4CrmVC2|title:Localiza%C3%A7%C3%A3o%20HDS|target:%20_blank|”][/card_default][card_default title_card=”Prestação de Contas” icon_card=”fa fa-file-text-o”][btn btn_texto=”Acesse aqui” btn_icon=”Link Externo” btn_link=”url:http%3A%2F%2Fwww.saude.go.gov.br%2Ftransparencia%2F|||”][/card_default]

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS, unidade da SES-GO, é uma unidade de atendimento ambulatorial e hospitalar de média complexidade com objetivo de prestar assistência gratuita aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Os usuários do hospital são regulados pelos Complexos Reguladores Estadual/Municipal.

Atualmente, 18 pacientes da extinta Colônia Santa Marta residem no hospital. Os moradores, em sua maioria com alto grau de dependência física e psicológica, contam exclusivamente com a tutela do Estado para viver.

História

Fundada em 1943, a Colônia Santa Marta, localizada em Goiânia, era uma instituição criada pelo Governo para o isolamento e tratamento de pessoas acometidas pela hanseníase. Na época, o local era conhecido como leprosário.

Em consequência da nova política de atenção aos portadores de hanseníase, e de diretrizes nacionais de desospitalização para estes pacientes, em 1983 a Colônia Santa Marta foi transformada em Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS Santa Marta).

Em dezembro de 2013, a Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR) assumiu a gestão do hospital. Atualmente, o HDS é uma unidade de atendimento ambulatorial e hospitalar de média complexidade com objetivo de prestar assistência gratuita aos usuários do SUS. A unidade oferece também atendimento aos ex-pacientes da extinta Colônia Santa Marta.

[acordiao title_acordeao=”Informações”][acordiao_item title_section_acordiao=”Atendimento”]

Atendimento médico

Os atendimentos médicos no HDS são nas especialidades de: Cardiologia, Angiologia, Cirurgia Geral, Endocrinologia, Infectologia, Geriatria, Oftalmologia, Ortopedia, Psiquiatria, Dermatologia e Tratamento de Feridas Crônicas.

 

Atendimento multiprofissional

Os atendimentos não médicos são nas especialidades de: Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Educação Física e Farmacologia.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Exames “]

No HDS são realizados os seguintes exames: Eletrocardiograma, Tonometria, Mapeamento de Retina e RX Odontológico.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Central de Curativos”]O HDS conta com uma Central de Curativos, composta por quatro  salas, um consultório médico, e sala de supervisão de enfermagem.  Quatro médicos trabalham neste serviço.[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Residência Assistencial”]A Residência Assistencial do HDS, foi entregue pelo Governo de Goiás em janeiro de 2018. Atualmente, o local abriga 18 pacientes moradores do hospital.

A estrutura física é composta por apartamentos individuais planejados e mobiliados, área de convivência, praça de banho de sol, posto de enfermagem, farmácia, consultório, refeitório e lavanderia terapêutica.

A Residência Assistencial é um local de acolhimento de longa permanência para os pacientes/moradores que, em sua maioria, possuem alto grau de dependência física e psicológica decorrentes da hanseníase. Esses pacientes contam, exclusivamente, com a tutela do Estado para viver.[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Ouvidoria”]Em caso de dúvidas, elogios, reclamações ou sugestões,

entre em contato com a Ouvidoria por meio dos canais de atendimento.

E-mail: ouvidoria@hds.org.br

Telefone: (62) 3201-6450

Presencial: Sala ouvidoria, próximo ao prédio da administração

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.[/acordiao_item][/acordiao]

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo