Oficina aborda uso do álcool e outras drogas

Qualificação se destina a profissionais que prestam assistência a dependentes químicos em hospitais gerais, UPAs e pelo Samu

Diante do cenário de crescentes problemas de saúde decorrentes do uso de álcool e outras drogas, a Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promove a Oficina de Atualização sobre Crack e Outras Drogas.  O evento será realizado de 27 a 29 de maio, no Umuarama Plaza Hotel, em Goiânia.

Com carga horária de 24 horas, a qualificação é destinada aos profissionais de nível superior e médio que atuam em hospitais gerais, Samu e UPAs, lidando diretamente no atendimento de pacientes com situações de crise em saúde mental e relativas ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

Em 2018 foram realizadas três oficinas similares para o mesmo público-alvo, com a participação de 124 profissionais. Para este ano, a intenção é de que, além desta turma, duas novas sejam realizadas nos próximos meses, alcançando um total aproximado de 120 participantes de Goiânia e outros municípios.

Os temas discutidos na oficina perpassam pelo histórico da saúde mental, legislação e políticas relacionadas, trabalho em equipe, pelos efeitos e agravos clínicos da intoxicação aguda, do uso crônico e da abstinência até pelas estratégias de abordagem, manejo e cuidado em situação de crise e/ou internação em hospital geral.

PROGRAMAÇÃO

27 de maio

8h às 12h – A saúde mental no Brasil, o histórico da legislação de álcool e outras drogas e a Política Nacional de Saúde Mental, com enfoque nas pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

13h às 17h – A lógica da clínica ampliada da Rede de Cuidados em Álcool e Outras Drogas: os Caps e a Rede Assistencial.

 

28 de maio

8h às 12h – O trabalho em equipe, o cuidar de si e o cuidar do outro em saúde mental: dilemas, desafios e soluções.

13h às 17h – Crack, álcool e outras drogas: efeitos e agravos clínicos da intoxicação aguda, do uso crônico e da abstinência. A clínica de urgência e emergência relacionada ao uso de crack, álcool e outras drogas. A internação de usuários de crack, álcool e outras drogas: quando, por que e para que? Como e quem mobilizar?

 

29 de maio

8h às 12h – Abordagem, manejo e cuidado de pessoas com transtorno mental e usuárias de crack, álcool e outras drogas em situação de crise ou/e internados em hospitais gerais.

13h às 17h – Estratégias de atenção para pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, o trabalho com leitos de atenção integral em hospital geral. A alta hospitalar e a transferência de cuidados para os pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial.

 Maria Vitória, da Comunicação Setorial.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo