Superintendência de Gestão Integrada
[card_default title_card=”Superintendente” icon_card=”fa fa-user-md”][card_info title_card_list=”Mauro Theobald” phone_card_list=”(62) 3201-3721″ email_card_list=” mauro.theobald@goias.gov.br”][/card_info][/card_default][card_default title_card=”Localização” icon_card=”fa fa-map-marker”]Rua SC1 n° 299, Parque Santa Cruz – Goiânia – GO. CEP: 74860-270[btn btn_texto=”Visualizar no mapa” btn_icon=”Localização” btn_link=”url:http%3A%2F%2Fmaps.google.com%2F%3Fq%3D-16.731118%2C%2520-49.225721||target:%20_blank|”][/card_default]A Superintendência de Gestão Integrada é responsável pelo apoio administrativo às atividades fins da SES-GO, executando atividades de forma estratégica relacionadas à gestão de pessoas, suprimentos, tecnologia da informação, licitações, contratos e convênios, execução orçamentária e financeira e apoio logístico e operacional.[acordiao title_acordeao=”Gerências”][acordiao_item title_section_acordiao=”Gerência de Apoio Administrativo e Logístico”]AGerência de Apoio Administrativo e Logístico é responsável pelo apoio operacional das unidades realizando a gestão dos bens patrimoniais, da manutenção dos equipamentos, exceto os clínico-hospitalares, dos contratos de manutenção predial e mobiliário e ainda a produção de todos os impressos para as unidades hospitalares e administrativas da SES/GO, além da confecção do enxoval hospitalar. O apoio logístico é realizado com a gestão da frota de veículos oficiais, bem como a gestão das escalas de motoristas e liberações de veículos.[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Gerência de Engenharia, Arquitetura e Manutenção”][/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Gerência de Compras Governamentais”]A Gerência de Licitações, Contratos e Convênios é responsável pela gestão dos contratos da SES, fazendo o controle das vigências dos contratos, instruindo e acompanhando as prorrogações de prazo, bem como dando o devido encaminhamento às solicitações de acréscimos, supressões, equilíbrio econômico-financeiro e reajustes dos contratos. No que se refere aos convênios, a Gerência é responsável pela concessão, acompanhamento e apreciação da prestação de contas dos convênios estaduais e pela gestão dos convênios federais, bem como sua prestação de contas, controle de saldo e restituição de recursos, quando necessário. É responsável, também, pelo Núcleo Estadual de Apoio ao Sistema de Informações e Orçamentos Públicos da Saúde (SIOPS).[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Gerência da Execução Orçamentária e Financeira”]A GEROF é responsável por promover a execução orçamentária e financeira da SES, buscando assegurar a confiabilidade dos atos praticados e eficácia e transparência no cumprimento da legislação reguladora. Está, também, dentro de suas atribuições a gestão das diárias e adiantamentos, bem como as atividades de prestação de contas ao TCE, contabilidade e tesouraria.[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Gerência de Planejamento”]A Gerência de Planejamento desenvolve atividades voltadas à qualificação e aprimoramento de métodos e processos de trabalho, controle orçamentário, coordenação da proposta orçamentária, apoio ao desenvolvimento de projetos para captação de recursos e desenvolvimento de estudos para melhorias de gestão e resultados. É responsável também pela organização e coordenação de esforços para elaboração do planejamento no âmbito do SUS e suas interfaces com o planejamento governamental, bem como o monitoramento dos indicadores de resultado (físico-financeiros) das ações desenvolvidas para o alcance dos objetivos estratégicos propostos.
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas”]A Gerência de Gestão de Pessoas desenvolve atividades referentes aos processos de seleção, lotação, adequação, movimentação e capacitação de pessoal, além do atendimento psicossocial aos servidores, cuidando, ainda, da segurança e saúde ocupacional dos mesmos. Também é responsabilidade da Gerência a administração da folha de pagamento e a gestão dos direitos e benefícios dos servidores.[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Gerência de Tecnologia”]A Gerência de Tecnologia da SES-GO é responsável pelas atividades referentes à sistemas e projetos de TI, desenvolvimento de indicadores do Conecta SUS, assessoramento técnico, administração do datacenter e da rede de computadores de toda a Secretaria.
Nosso trabalho tem como objetivo principal proporcionar celeridade e automação de processos, prover a segurança, integridade, disponibilidade, desempenho, conectividade e operacionalidade dos equipamentos e sistemas, bem como cuidar para que seja feito o uso racional dos recursos de informática.
Todos os sistemas desenvolvidos pela GTI utilizam tecnologia de código aberto o que gera uma economia significativa de recursos
Saiba mais neste link.[/acordiao_item][/acordiao][ height=”15px”][titulo title=”Legislação”][default_list]
[/default_list][acordiao][acordiao_item title_section_acordiao=”Leis”]
- Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
- Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
- Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências.
- Lei 16.920/10. Dispõe sobre licitações, contratos, convênios, outros ajustes e atos administrativos pertinentes a obras, serviços, compras, alienações, locações e utilização de bens públicos por terceiros, no âmbito do Estado de Goiás, e dá outras providências.
- Lei 10.460/88. Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Goiás e de suas Autarquias.
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Legislação estadual”]
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Resumos dos resultados de pesquisa científica realizadas na SGPF”]
- ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2012-2015- O CASO GOIÁS
- AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DE SAÚDE COMO FORMA DE GESTÃO PÚBLICO- PRIVADO
[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Outros Links”][acordiao_item title_section_acordiao=”SISPACTO”]
- Resolução CIT nº 5, de 19 de junho de 2013
- Caderno de Diretrizes 2013-2015 – 3ª versão
- Nota Técnica nº 70 – DAÍ/SGEP/MS, de 20/06/2014
- Nota Técnica nº13 – DAI-SGEP-MS
- Manual SCPA – Usuário e Sistema
- Link de acesso para cadastrado dos municípios
- Link de acesso ao SCPA – Por meio deste link, o gestor do sistema na Regional de Saúde autoriza a solicitação de acesso ao SISPACTO por parte de seus municípios.
- Apresentação – Videoconferência
- Memorando nº035/2015 – Inserção de Indicadores 2015.
- Memorando nº 036/2015 – Planilha de Resultados
- Relação dos Apoiadores da SES-GO pelo Sispacto 2015
- Relação dos Apoiadores nas Regionais de Saúde
- Planilha de Pactuação dos Indicadores Municipais SISPACTO 2014
- Modelo da Planilha de Pactuação dos Indicadores 2015
- Modelo de resolução CIR pactuação de diretrizes, objetivos e da SES-GO pelo Sispacto 2015
- Planilha de resultados das metas pactuadas por município no SISPACTO 2014
- Apresentação das Orientações para pactuação de diretrizes, objetivos, metas e indicadores Municipais (proposta de escalonamento Municipal) – 2015
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Modelos de Solicitações (Convênios Estaduais)”]
- Solicitação de Documentos de Convênios de Estágios.
- Solicitação de Documentos para formalização de Convênios com Municípios.
- Solicitação de documentos para formalização de Convênios com Entidades de Fins Filantrópicos e/ou Assistenciais de Utilidade Pública
- Solicitação de documentos para celebração de repasse de recursos via Fundo estadual de saúde e Fundo municipal de saúde.
Checklists
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Planejamento em Saúde (Oficinas Regionais)”]
Material de Pesquisa
Material de apoio (Professor Nelson)
- Análise da Situação de Saúde
- Formulário resumo para apresentações de projetos
- Planejasus
- Planilha de Detalhamento de Atividades e Tarefas
- Planilhas diversas
- PMS-Roteiro resumido
Material Orientador
- Estrutura do Plano Municipal de Saude SES-GO
- Guia de Elaboração Plano Municipal de Saude
- Matriz de Priorização de Causas
- Matriz de Priorização de Problemas
- Matriz Diretrizes, Objetivos, Metas, Indicadores, Prazos
- Matriz para PAS Municipal
- Matriz para RAG Municipal
- Pirâmide Populacional
- Prazos para Elaboração dos Instrumentos de Planejamento e Gestão
- Programação do evento-a ser adaptada
- Reflexão sobre Planejamento
- Tabela de indicadores
- Como montar a Matriz GUT
Sugestões de apresentação nas oficinas regionais
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Planejamento Regional Integrado”]
Materiais Oficina Planejamento Regional Integrado
- A Governança das Redes de Atenção à Saúde 16
- Apresentação oficina SES-GO
- Guia de Apoio – oficina SES-MS 17 e 18 de maio
- Planejamento Regional Integrado – Estado de Goiás
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Modelo de Excelência em Gestão”]É fato que o maior desafio do setor público brasileiro é de natureza gerencial, considerando esta fato, a GEROF – Gerência de Execução Orçamentária e Financeira desta secretaria, está desenvolvendo um Modelo de Excelência em Gestão, baseado nos modelos MEGP (Modelo de Excelência em Gestão Pública) do governo federal e MEG (Modelo de Excelência em Gestão) da Fundação Nacional da Qualidade, que seguem critérios de excelência utilizados no Brasil e em diversos países.
O desenvolvimento do “MEG-GEROF” objetiva proporcionar a esta gerência, métodos, técnicas e ferramentas de gestão para a otimização do processo gerencial focado em resultados, proporcionando aos gestores, servidores, fornecedores, órgãos de controle externo e cidadãos múltiplos benefícios como liderança democrática e participativa, rapidez nas decisões, eficácia e eficiência na execução dos processos e atividades, informações estratégicas à disposição, qualidade de vida no trabalho por parte dos servidores, satisfação dos cidadãos e sociedade com o atendimento.
Veja o modelo abaixo:
Processos mapeados
- Processo de empenho de licitação sem registro de preços. (Clique aqui)
- Processo fundo rotativo (Clique aqui)
- Processo descentralização (Clique aqui)
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Instrumentos básicos de Planejamento”]
Plano de saúde – PS:
É um instrumento que apresenta as intenções e os resultados, expressos em objetivos, diretriz e metas, a serem alcançados no período de quatro anos, a partir de uma análise situacional.
Programação Anual de Saúde – PAS:
É o instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde – PS. Nela são detalhadas, a partir dos objetivos, das diretrizes e das metas do PS, as ações e as metas anuais e os recursos financeiros que operacionalizam o respectivo plano, assim como são apresentados os indicadores para o seu monitoramento.
Relatório Anual de Gestão – RAG:
É o instrumento que apresenta os resultados alcançados com a execução da Programação Anual de Saúde. Estes resultados são apurados com base no conjunto de indicadores, que foram definidos na programação para acompanhar o cumprimento das metas nela fixada.
Sistema de Apoio à construção do Relatório de Gestão – SARGSUS:
É uma ferramenta eletrônica que tem como objetivo fornecer aos gestores municipais e estaduais apoio na elaboração e envio do relatório anual de gestão, utilizando-se das bases de dados nacionais com informações que qualifiquem os processos e as práticas do monitoramento e avaliação da gestão.
PlanejaSUS:
O Sistema de Planejamento do Sistema Ùnico de Saúde – PLANEJASUS é a atuação contínua, articulada, integrada e solidária das áreas de planejamento das três esferas de gestão do SUS.
Tem como objetivo geral coordenar o processo de planejamento no âmbito do SUS, tendo em conta as diversidades existentes nas três esferas do governo, de modo a contribuir, oportuno e efetivamente, para a sua consolidação e, conseqüentemente, para a resolubilidade e qualidade da gestão e da atenção à saúde.[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho”][acordiao_item title_section_acordiao=”O que é?”]O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT é um serviço que tem por finalidade a promoção da saúde e a proteção da integridade do trabalhador no seu local de trabalho. Sua composição pode variar de acordo com o previsto no Quadro II da Norma Regulamentadora nº 04 – NR-4 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, tendo como equipe técnica os seguintes profissionais: Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho.
Atualmente, a SES conta com esse serviço a nível central – SESMT Central/SES – para atender as Unidades do município de Goiânia, que não comportam um SESMT próprio. Para aquelas que comportam um SESMT, seu dimensionamento é feito conforme o Quadro II, supracitado, podendo comportar de 1 (um) Técnico de Segurança do Trabalho até o quadro completo, conforme o total de servidores. As Unidades da SES, não regidas por uma Organização Social e que possuem um SESMT Local são:
- Central de Odontologia – CO: 1 Técnico de Segurança do Trabalho;
- Coordenação de Administração e Estoque – COAE: 1 Técnico de Segurança do Trabalho;
- Hemocentro de Goiás – HEMOGO: 1 Técnico de Segurança do Trabalho;
- Hospital de Dermatologia Sanitária – HDS: 1 Técnico de Segurança do Trabalho;
- Hospital Medicina Alternativa – HMA: 1 Técnico de Segurança do Trabalho;
- Laboratório Central – LACEN: 2 Técnicos de Segurança do trabalho;
- Maternidade Nossa Senhora de Lourdes – MNSL: 1 Técnico de Segurança do Trabalho;
- Superintendência de Políticas de Atenção integral à Saúde – SPAIS: 1 Técnico de Segurança do Trabalho;
- Superintendência de Vigilância em Saúde – SUVISA: 1 Téc. de Seg. do Trab.; 1 Enf. do Trabalho; 2 Psicólogos.
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”SESMT Central”]Após acordo entre o Ministério Público e a SES, em 2012, a equipe do SESMT Central teve seu quadro acrescido por profissionais de outras especialidades (serviço social, fisioterapia e psicologia) a fim de atender o previsto no Programa “Saúde no Serviço Público”, instituído pelo Decreto Estadual nº 5757/2003, o qual prevê ações multidisciplinares para promover a segurança e o bem estar do servidor no ambiente de trabalho.
Equipe do SESMT Central da SES
- André Luiz Machado – Executor Administrativo/ Bombeiro Civil Profissional
- Ari Campos – Técnico de Segurança do Trabalho Curso Superior Sequencial em Gestão de Segurança do Trabalho
Aquiles Pereira Caixeta da Silva Engenheiro de Segurança do trabalho
- Daniel Ribeiro Alencar – Médico do Trabalho
- Doralice Soares Barbosa Abe – Assistente Social
Edvaldo Pereira Cirineu – Técnico de Segurança do Trabalho
- Eulane Souza Santos Coelho – Enfermeira do Trabalho/ Especialista em Saúde Pública, Enfermagem do Trabalho e Auditoria em Serviços de Saúde.
- Flávia Marques da Costa – Enfermeira do Trabalho / Especialista em Educação Profissionalizante na Área da Saúde: Enfermagem
- Joana D’Arc Oliveira Guerreiro – Técnica de Segurança do Trabalho
- Jorge Francisco Goetz – Médico do Trabalho
- Juliana Almeida Nepomuceno – Engenheira de Segurança do Trabalho
- Juliana Cherobino de Resende – Psicóloga Organizacional/ Mestre em Educação, Especialista em Gestão de Pessoas
- Luciene Paiva da Silva Potenciano – Técnica de Enfermagem (Graduada em Enfermagem com especialização em Enfermagem do Trabalho e Controle de Infecção Hospitalar)
- Luiza Dornfeld Cunha Castro – Fisioterapeuta/ Especialista em Fisioterapia Cardio-Respiratória e Dermato-funcional
- Mara Sandra Eleuterio – Assistente Administrativa
- Maria Antônia Laborão N. De Mello – Assistente Social/ Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica
- Maria Antonio da Silva – Técnica de Segurança do Trabalho / Tecnóloga em Transportes Urbanos / Especialista em Logística Empresarial
- Maria Ivete Cavalcante P. de Lima – Técnica de Segurança do Trabalho
- Maria Wilany Gonçalves O. Menês – Técnica de Segurança do Trabalho
- Marília de Oliveira Rodovalho – Técnica de Segurança do Trabalho/Tecnóloga em Segurança da Informação
- Onésimo de Morais Lima – Engenheiro de Segurança do Trabalho
- Paulo Cesar Guadelup Silva – Médico do Trabalho
- Rogério Pereira Rocha – Técnico de Segurança do Trabalho
- Sarah Ribeiro Lemes – Fisioterapeuta/ Especialista em Fisioterapia Hospitalar com Ênfase em Terapia Intensiva
- Vinicius Fagner Coutinho – Psicólogo / Perito Examinador de Trânsito.
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Informativos”]
- Folder CIPA
- Folder PPRA
- Folder Acidentes do Trabalho
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Documentos Padronizados”]
- PPRA
- PCMSO
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Registro de Acidente de Trabalho”]CAT INSS
Fonte: https://www.previdencia.gov.br/
FRAT Estatutário[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”SESMT Local”]
- Central de Odontologia – CO
- Coordenação de Administração e Estoque – COAE
- Hemocentro de Goiás – HEMOG
- Hospital de Dermatologia Sanitária – HDS
- Hospital Medicina Alternativa – HMA
- Laboratório Central – LACEN
- Maternidade Nossa Senhora de Lourdes – MNSL
- Superintendência de Políticas de Atenção integral à Saúde – SPAIS
- Superintendência de Vigilância em Saúde – SUVISA
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Legislação”]Regulamentação do SESMT da SES
O SESMT Central da SES foi criado pelo Decreto Estadual nº 5.757 de 21/05/2003, que instituiu o Programa “Saúde no Serviço Público” no Estado de Goiás e, através da Portaria nº 103/GAB/SES, de agosto de 2005, foi regulamentado e suas atribuições definidas. Este programa, quando criado, era coordenado pela Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos – AGANP, atualmente, pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento – SEGPLAN através da Gerência de Saúde e Prevenção – GESPRE e, tem como objetivo “estabelecer ações de Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho nas quais estará inserida a preocupação com o zelo à saúde física e mental do servidor público”, adotando, com as devidas adaptações, os mecanismos utilizados nas Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, de forma a determinar normas de controle no âmbito do serviço público.
- Decreto Estadual nº 5.757 de 21 de maio de 2003
- Programa “Saúde no Serviço Público”
- Portaria nº 103 / 2005
- Norma Regulamentadora nº 04 – NR-04 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Normas Regulamentadoras”]
- NR-05 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA
- NR-06 – Equipamentos de Proteção Individual – EPI
- NR-07 – Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional
- NR-09 – Programas de Prevenção de Riscos Ambientais
- NR-17 – Ergonomia
- NR-23 – Proteção contra Incêndios
- NR-32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde
Fonte: https://www.mte.gov.br[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Instruções Normativas”]
- Instrução Normativa Estadual nº 03, de 19 de outubro de 2007 – Empresas Terceirizadas
- Instrução Normativa Estadual nº 04, de 02 de junho de 2004 – Mobiliário
- Instrução Normativa Estadual nº 06, de 22 de setembro de 2004 – CIPA
- Instrução Normativa Estadual nº 14, de 20 de novembro de 2006 – SESMT
- Portaria nº 1.165/SEFAZ, de 12 de agosto de 2008 – CIPA
- Instrução Normativa Geral nº 004 /2016-SEGPLAN/GAB, de 11 de agosto de 2016 – Sobre Segurança e Saúde no Trabalho
- Instrução Normativa Específica nº 004 /2016-SEGPLAN/GAB, de 09 de agosto de 2016 – Sobre Segurança e Saúde no Trabalho com Eletricidade
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Ações”]Ações Previstas
O Programa “Saúde no Serviço Público”, prevê além da implantação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho –SESMT, a implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.
O SESMT Central, através de sua equipe multidisciplinar, vem promovendo visitas técnicas nas Unidades/Superintendências para levantamento de dados como subsidio para o desenvolvimento de ações que possam dar mais segurança e melhoria da qualidade de vida laboral dos servidores na Secretaria.
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA
A CIPA é uma comissão formada no âmbito de cada unidade, composta por representantes dos trabalhadores/servidores e por representantes dos gestores, constituindo-se em um instrumento que os servidores dispõem para identificar e propor soluções para aquelas condições que ofereçam riscos à sua saúde e integridade física. Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A Norma Regulamentadora – NR do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE que trata da CIPA é a NR-5, que dispõe sobre o processo eleitoral da comissão, seu dimensionamento, atribuições entre outros. A Instrução Normativa Estadual nº 6 dispõe sobre as adequações realizadas para o funcionamento da legislação do MTE no Serviço Público Estadual e a Portaria nº 1.165 – CIPA de 12 de agosto de 2008 regulamenta a composição, o funcionamento e as atribuições da comissão no âmbito da Administração Pública Estadual.
• Composição da CIPA nas Superintendências e Unidades
• Modelos de documentos para implantação e renovação de CIPA
• Treinamento realizado pela Escola de Governo (https://www.segplan.go.gov.br/)
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA
(nome das Superintendência/Unidades- vigência)
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO
(nome das Superintendência/Unidades- vigência)
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Dicas de Segurança”]
[/acordiao_item][/acordiao]