SES promove nova rodada de reunião com prefeitos para combate ao Aedes

Gestores de 51 municípios confirmaram presença no encontro no qual receberão informações sobre a organização das ações contra o mosquito em suas cidades

A Secretaria de Estado da Saúde e o Corpo de Bombeiros promovem nesta quinta-feira, dia 7 de janeiro, nova rodada de reuniões com prefeitos e secretários de saúde de 51 municípios goianos com o objetivo de mobilizá-los para o combate ao Aedes aegypti e orientá-los sobre as ações do “Goiás contra o Aedes”, que serão realizadas nos dias 12 e 14 de janeiro. Outros 102 gestores serão convidados para capacitação no dia 13/01, a fim de organizarem as mobilizações em suas cidades, com visitas a todos os imóveis. A reunião acontecerá, em grupos que serão divididos às 8h, 10h, 14h e 16h, no Conecta SUS, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Rua SC1 n° 299, Parque Santa Cruz, Goiânia (GO).

“Estamos sugerindo aos municípios que utilizem ferramentas como autorizações judiciais para entrada em imóveis fechados e aplicação de multas a proprietários reincidentes na negligência à presença de focos de Aedes em suas propriedades”, explica o superintendente executivo da SES Halim Girade. Ele adianta ainda que a Secretaria da Saúde já determinou à empresa de limpeza contratada, que faça a vistoria nos prédios da SES com objetivo de eliminação de focos de mosquito. Segundo ele, essa medida pode ser adotada em todos os órgãos públicos com eficiência, após capacitação dos responsáveis.

Informação – Na primeira etapa, em 29 de janeiro 80 municípios enviaram representantes e estão promovendo as ações de campo nos dias 6 e 8 de janeiro. Durante as reuniões, realizadas na Sala de Situação Conecta SUS, os prefeitos, secretários e representantes de saúde recebem informações sobre o cenário em Goiás das doenças transmitidas pelo Aedes, incluindo números de casos e óbitos. Eles também são informados sobre os fluxos de atendimentos a gestantes com supeita de zika, recém-nascidos com microcefalia e pacientes com Síndrome de Guillain-Barré.

As mobilizações são simultâneas e padronizadas, seguindo dinâmica especial do Corpo de Bombeiros que monta nos municípios, um Posto de Comando Unificado responsável por coordenar e monitorar o trabalho das equipes de campo. “Em Santo Antônio do Descoberto visitamos 90% dos imóveis até às 13h da tarde e pudemos emitir já às 16h, um balanço parcial da operação”, explica o coronel Carlos Borges de Lira.

A meta do Comitê Executivo Estadual de Combate ao Aedes é visitar até 31 de janeiro todos os cerca de 3,2 milhões de imóveis em Goiás à procura de focos do mosquito Aedes aegipty, para eliminar os focos e orientar a população. O mosquito é o transmissor de 80 doenças, muitas delas graves com alto potencial de letalidade ou de sequelas.

Últimos números – E nesta quarta-feira, 06 de janeiro, dois novos casos de zika vírus foram confirmados em Goiás elevando para 3 os casos já confirmados dentre 51 casos notificados. E 187 mil casos registrados de dengue com 81 mortes confirmadas. São 122 casos de chikungunya reportados para investigação, ainda sem confirmação.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo