Goiás supera meta de 90% da campanha contra Influenza

Apesar de no geral a cobertura ter sido atingida, ainda há grupos prioritários abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde

A Campanha de Vacinação contra a Influenza já atingiu a meta de imunizar 90% das pessoas que compõem os grupos prioritários em Goiás. Os dados da Gerência de Imunização e Rede de Frio (GIRF) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) revelam que até a manhã desta sexta-feira, 07/06, a cobertura geral estava em 90,59%. Dos 246 municípios do Estado, 151 atingiram a meta, que corresponde 61% do total dos municípios. As cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia já encerraram a campanha.

Apesar de a cobertura ter sido atingida de forma geral, alguns grupos prioritários ainda estão com índices inferiores aos definidos pelo Ministério da Saúde (MS). Os registros da SES-GO mostram que ainda não alcançaram a meta os grupos das crianças, gestantes, trabalhadores da saúde, portadores de comorbidades, população privada de liberdade e o grupo dos policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas (veja quadro abaixo).

Superaram a meta de 90% as puérperas, os indígenas, idosos, professores e funcionários do sistema prisional. A campanha de vacinação teve início em todo o País no dia 10 de abril, com a previsão de encerrar em 31 de maio. No dia 3 de junho, o MS determinou a abertura da vacinação para a população geral a depender dos estoques existentes em cada município.

Doses

A gerente de Imunização e Rede de Frio da SES-GO, Clarice Carvalho, informa que desde 3 de junho foram aplicadas 83.645 doses até o momento em pessoas que estão fora dos grupos prioritários. Diante dessa alta demanda, a campanha já foi encerrada em Goiânia e em Aparecida de Goiânia. Os municípios que ainda têm doses estocadas continuam vacinando com o propósito de aumentar a cobertura, principalmente entre as pessoas que compõem os grupos prioritários.

Clarice Carvalho destaca que a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É altamente transmissível e sujeita a se transformar em epidemias sazonais. “A vacina reduz as internações, complicações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”, acentua. A vacina disponibilizada pelo MS, aplicada na campanha, protege contra os vírus da A/H1N1, A/H3N2 e B.

COBERTURA VACINAL CONTRA INFLUENZA EM GOIÁS

Crianças – 87,62%

Gestantes – 89,32%

Trabalhadores de saúde – 85,85%

Puérperas – 103,67%

Indígenas – 184,12%

Idosos – 104,12%

Professores – 91,11%

Portadores de comorbidades -77,57%

População privada de liberdade – 69,62%

Funcionários do sistema prisional – 104,35%

Bombeiros e policiais – 77,34%

TOTAL: Cobertura geral – 90,59%

Maria José Silva (texto) e Erus Jhenner (foto), da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo