CRER promove sessão de cinema para crianças com autismo

O sucesso da Sessão Cinema Azul para crianças e adolescentes com autismo, no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), fez com que o evento ganhasse calendário fixo. Toda primeira quinta-feira do mês, às 16h, a unidade de saúde exibirá filmes para pessoas com autismo e seus familiares. Em fevereiro, a Sessão Cinema Azul ocorre nesta quinta-feira, dia 4, às 16h, no auditório Valéria Perillo.

Para receber os espectadores, o ambiente passa por adaptações: as luzes ficam parcialmente acesas e o som mais baixo. Na tela, um filme, um curta-metragem de aproximadamente 30 minutos, sem exibição de trailers. Ao contrário do que ocorre nas sessões de cinema tradicionais, as pessoas tem total liberdade para andar pelo espaço e conversar.

A diretora multiprofissional do CRER, Sônia Helena Adorno de Paiva, explica que o objetivo do Cinema Azul é propiciar experiências de socialização e inclusão das pessoas com autismo. “A escuridão, o som alto e a necessidade de se manter sentado e em silêncio durante o filme faz com que muitas famílias não levem os filhos com autismo ao cinema tradicional. Na sessão Cinema Azul eles se sentem em casa e aproveitam o filme. A equipe multiprofissional do CRER vai avaliar o perfil dos participantes e trabalhar o comportamento de cada um, para que crianças e adolescentes com autismo tenham condições de ir a um cinema convencional acompanhado de suas famílias”.

O Cinema Azul já é sucesso em outros estados e agora também em Goiás. No CRER, a sessão é aberta ao público e possui entrada gratuita. A iniciativa do evento é do Grupo de Pais de Pessoas com Autismo, em parceria com o CRER e o apoio do Instituto Suassuna.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo