HEMNSL realiza roda de conversa sobre parto adequado

No curso Gestar Vidas da unidade, evento na unidade da SES-GO aborda parto normal e necessidade de cesárea apenas com indicação médica

O Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promoveu nesta terça-feira, 11, mais uma roda de conversa do curso Gestar Vidas sobre o parto adequado. Na capacitação, foram abordados mitos e verdades sobre o parto normal e ressaltada a necessidade de se fazer uma cesárea apenas quando há indicação clínica.

A gerente médica do hospital, Maria Izabela Rios, explicou os benefícios do parto normal, procedimento mais seguro tanto para o bebê quando para a mãe, destacando suas diversas vantagens. “O parto normal deixa o corpo mais preparado para os nove meses, ajuda na aceleração na produção de leite através da geração de hormônios, auxilia na proteção do bebê contra diversos agentes infecciosos, além de proporcionar uma recuperação mais tranquila para a mãe”, destaca Maria Izabela.

Em seguida, a gerente de enfermagem, Angelita de Carvalho de Sá, informou a diferença entre parto normal e parto natural. “O parto normal é quando, durante o procedimento, a gestante precisa de algum tipo de intervenção, como o auxílio de medicamentos, por exemplo. Já o parto natural é quando não há nenhum tipo de intervenção” explica.

Ainda durante a roda de conversa, as colaboradoras do hospital esclareceram algumas dúvidas das gestantes presentes. A enfermeira obstetra, Lídia Maria do Carmo informou que existem casos em que a bolsa não se rompe. No entanto, nem sempre que ela se rompe o bebê nasce em seguida. “É preciso entender que tudo depende do organismo de cada gestante, e existem casos e casos”.

Equipe completa

Angelita ainda tranquilizou as participantes, explicando que a unidade oferece uma equipe completa na hora do parto, com a presença de pediatra, médico e enfermeira obstetra. “O hospital disponibiliza um quadro de profissionais preparados para o acompanhamento da gestante, oferecendo um parto humanizado, com suporte psicológico, fonoaudiólogo de assistência social e fisioterapeuta”.

Uma das mães presentes no evento, Alderina Maria destacou a importância do curso. “Os encontros das rodas de conversas nos fazem criar um vínculo, tanto com a unidade quanto com os profissionais, e acaba nos preparando e tranquilizando para o momento do parto”.

No final, as gestantes fizeram um tour pelo hospital e conheceram as enfermarias, sala de preparação para o parto e o centro cirúrgico. Foram realizados sorteios de brindes para as participantes presentes.

Yasmine de Paiva, do IGH

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo