Huana tem primeira captação de órgãos para transplantes

A Central de Transplantes de Goiás realizou na noite de terça-feira, 23 de fevereiro, a primeira captação de órgãos sólidos no Hospital de Urgências de Anápolis, o Huana. Médicos do hospital acionaram a Central de Transplantes para relatar a morte encefálica de uma mulher, jovem, saudável, vítima de acidente de carro. Uma equipe especializada da Central de Transplantes foi até o Hospital de Urgências de Anápolis, constatou o quadro e realizou a abordagem com a família.

“Sabemos que é um momento difícil e essa entrevista familiar é feita por técnicos altamente capacitados. Assim que houve o consentimento, a captação de dois rins foi feita, também por médicos da Central de Transplantes que foram até o Huana realizar a captação”, explica o gerente da Central de Transplantes de Goiás Luciano Leão.

Nesta quarta-feira, vinte pacientes da fila já foram identificados como compatíveis com a doadora. Os rins serão transplantados em dois pacientes ainda hoje, 24/02. Cerca de 250 pacientes estão à espera de um transplante renal em Goiás.

“Agradecemos acima de tudo à família doadora, mas também aos profissionais do Huana que fizeram o sistema de transplantes ativo, com a participação importante de Anápolis; cidade que tem todas as condições de contribuir muito com a doação de órgãos em Goiás”, finaliza Luciano Leão.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo