Saúde estadual homenageia servidoras da pasta pelo 8 de março, Dia da Mulher

Na sede da pasta, show musical e sorteio de brindes, com profissionais de diferentes áreas, destacam a data, celebrada também com programação especial pela Suvisa e Spais

Salette Paulino, Rasível Santos e Sérgio Vencio com servidoras na homenagem da SES

Uma solenidade composta por músicas, poesias e palavras afáveis celebrou o Dia Internacional da Mulher na Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A cerimônia, que reuniu os servidores da Pasta, foi realizada no hall da SES-GO, com as presenças do secretário Rasível Santos e do secretário adjunto, Sérgio Vencio, entre outras personalidades. O dia foi marcado com programação especial também nas sedes das Superintendências de Vigilância em Saúde (Suvisa) e de Política de Atenção Integral à Saúde (Spais).

Durante o evento, o grupo Encantos, composto por servidores da secretaria, interpretou músicas com temas alusivos às mulheres. Ao se dirigir às servidoras, o secretário Rasível Santos enfatizou que as mulheres tornam a vida mais leve devido à resiliência, carinho, sensibilidade, compreensão e capacidade intuitiva.

“Vocês guardam o potencial da vida, conseguem se multiplicar”, destacou o secretário. Ele homenageou as mulheres com versos de Guimarães Rosa. “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta”. declamou.

O secretário também citou parte de um poema de Cora Coralina. “Há muros que só a paciência derruba. Há pontes que só o carinho constrói”. Ao final do evento, houve o sorteio de brindes para as servidoras da SES-GO.

A gerente de Humanização, Maria Salette Paulino, acentuou que o Dia Internacional da Mulher constitui uma oportunidade de reflexão sobre a importância e o legado deixado pelas mulheres.  E assinalou que as mulheres representam cerca de 70% da força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) – 63% delas são negras ou pardas, destacou a gerente.

Suvisa e Spais
Na Suvisa e Spais, os ambientes foram decorados com borboletas coloridas, evidenciando a força, transformação e beleza da mulher. Foram realizadas também a exposição Mulheres que Influenciaram nossa História, por servidores das duas superintendências; performance com poesia da Daya Larissa e uma abordagem sobre a importância do empoderamento da mulher, com a ´psicóloga Beatriz Borges. Os participantes ainda receberam serviços de saúde.

Organizada pelas coordenadoras de Apoio à Capacitação, Eventos e Humanização da Spais, Tânia Gláucia; e de Vigilância de Violência e Acidentes (Viva) da Suvisa, Maria de Fátima Rodrigues, a campanha pelo Dia da Mulher deste ano tem como tema Prevenir a Violência Está em Nossas Mãos, e visa celebrar a força, resiliência e as conquistas femininas, mas também alertar sobre os graves problemas de gênero e violência.

Maria José Silva (texto, com informações da Spais/Suvisa) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo