SES e Cosems discutem sistemas de saúde da Macrorregional Nordeste de Goiás

Nordeste é a primeira macrorregional com principais desafios dos sistemas de saúde discutidos durante evento do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás

Rasível Santos durante sua intervenção no debate, em Brasília, e Patrícia Palmeira (Cosems)

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO) promoveu o 1º Encontro do Cosems Interativo – Debates Sobre o Sistema de Saúde, nesta quinta-feira (07/03), no Hotel kubitschek Plaza, em Brasília (DF). O momento, que contou com a participação do secretário de estado da saúde de Goiás, Rasível Santos, e equipe, discutiu os desafios dos sistemas de saúde de 31 municípios da Macrorregião Nordeste de Saúde.

O secretário destacou a importância do seminário para promover trocas entre a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e as Secretarias Municipais de Saúde para buscar a regionalização de saúde, que é uma prioridade do governador Ronaldo Caiado. “Focamos, basicamente, aqui, na rede de urgência e emergência e na telesaúde para que possamos cuidar de cada goiano”, afirmou.

A presidente do Cosems-GO, Patrícia Palmeira de Brito Fleury, afirmou que o evento fortalece a bipartite na região. “Isso porque estamos recebendo a presença do secretário de Estado para discutir assuntos voltados para essa região. Os desafios em cada macro são peculiares, são diferentes, e encontrar os melhores caminhos, discutir as melhores estratégias, in loco, são os grandes diferenciais desse evento”, afirmou, acrescentando que a presença de Rasível Santos mostra a cooperação entre o Estado e os municípios.

O Cosems Goiás promoverá encontros nas cinco macrorregiões de saúde de Goiás, com o objetivo de ajudar o gestor em suas reais necessidades, de acordo com a realidade de cada região. Com o trabalho realizado pelos Apoiadores do Cosems Goiás, foram discutidos os principais desafios enfrentados nos municípios dessa macrorregião de saúde, como redes de urgências e emergências, financiamento, espaços de governança, encerramento de gestão, atenção primária e vigilância em saúde.

Patrícia Almeida e Yara Galvão (texto), Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo