Huapa realiza palestras sobre Gerenciamento de Resíduos

O Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) realizou nesta quinta-feira (10 de março) o segundo dia de capacitação sobre gerenciamento de resíduos para os profissionais da unidade. As palestras tiveram início dia 9 de março (quarta-feira) e terminam nesta sexta-feira (11 de março), sendo ministradas em três turnos (manhã, tarde e noite) para contemplar todos os plantões e qualificar os colaboradores assistenciais, administrativos e de apoio. Conforme a enfermeira e responsável técnica pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) da unidade, Valquíria Vicente Cunha, que ministrou as palestras, o curso tem como intuito promover “melhorias do processo de segregação de resíduos do hospital”.

Durante a capacitação, Valquíria destacou os tipos de resíduos existentes e quais o Huapa produz, além de ressaltar a importância da separação correta dos resíduos. “A segregação é a parte mais importante do gerenciamento. Devemos separar de acordo com os riscos que os resíduos emitem para nós”, frisou. Valquíria ainda apresentou aos colaboradores as cores dos sacos plásticos e das caixas para descarte dos resíduos, reforçando que cada recipiente é para um tipo de resíduo. “Os resíduos de saúde são divididos em 5 grupos: A (infectantes), B (químicos), C (radioativos), D (comuns) e E (perfurocortantes). Dos grupos, o Huapa não produz apenas resíduos radioativos”, informou.

De acordo com a Resolução RDC 306/2004, é necessário que uma unidade de saúde ofereça capacitações constantes sobre gerenciamento de resíduos. Desta forma, o Huapa atende a legislação e ressalta para os colaboradores da unidade a importância da separação correta do lixo hospitalar. “É importante separar os resíduos para proteção do meio ambiente, dos profissionais, dos pacientes e da saúde pública de uma forma geral”, reforçou Valquíria.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo