Trânsito é a principal causa de traumas de coluna na capital

A conclusão é de um estudo realizado no Hospital de Urgências de Goiânia, que será apresentado nesta quarta feira, dia 23 de março, durante mostra científica na unidade

Uma pesquisa realizada no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) mostra que os acidentes de trânsito são as principais causas de traumas de coluna na capital, especialmente os que envolvem motocicletas. O estudo, com o tema “Epidemiologia do Traumatismo da Coluna Vertebral em Goiânia”, será apresentado às 8 horas desta quarta feira, dia 23 de março, durante a 5ª Mostra Científica Individual da unidade.

A investigação foi realizada pela fisioterapeuta Rafaela Veronezi, pesquisadora da Escola de Saúde Pública de Goiás e subcoordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU). Foram analisados todos os casos de trauma de coluna atendidos em 2013 no Hugo, unidade referência nesse tipo de atendimento.

Segundo a pesquisa, os pacientes são basicamente jovens em idade produtiva. Entre as pessoas do sexo masculino, há grande incidência de casos envolvendo armas de fogo. Com relação à gravidade, 8% são vítimas fatais e 50% apresentam sequelas físicas, ficando paraplégicos ou tetraplégicos.

O estudo mostra também que as principais causas de óbito são: atropelamentos, mergulho em águas rasas e agressões. Os números levantados apontam que a incidência de mortes é a mesma relatada na literatura, comprovando a eficiência da assistência prestada.

Os custos, avaliados através da emissão das Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs), indicam um gasto médio de três mil reais por paciente para a primeira internação, podendo chegar a oito mil reais.

Para Rafaela Veronezi, o resultado do estudo permite estabelecer um programa de prevenção ao trauma e direcionar as ações voltadas para recursos humanos e técnicos. A pesquisadora explica que pacientes que iniciam a fisioterapia precocemente têm menos complicações e recebem alta hospitalar mais rápido.

O levantamento fez parte do curso de doutorado da fisioterapeuta. A palestra com Rafaela Veronezi é gratuita. O evento é aberto a colaboradores do hospital, profissionais de outras unidades de saúde e à comunidade em geral. A inscrição deve ser feita com antecedência no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou pelo telefone (62) 3201-4332.

Evento:

Palestra: Epidemiologia do Traumatismo da Coluna Vertebral

Palestrante: Fisioterapeuta Rafaela Júlia Batista Veronezi

Data e horário: quarta-feira, 23 de março, às 8 horas

Local: Auditório do Hugo (Av. 31 de Março esq. com Av. 5ª Radial s/nº, Setor Pedro Ludovico)

Informações e inscrições: (62) 3201-4332 – Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

Entrada franca

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo