Seminário discute problemas da saúde psicossocial na criança e adolescente
Com o tema “Construindo o Cuidado em Rede”, aconteceu nesta quarta-feira, dia 7 de abril, no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Estado de Goiás, o Iº Seminário Psicossocial Infantojuvenil do Estado de Goiás. O objetivo foi articular ações entre instituições ligados ao setor, fortalecendo uma rede interinstitucional para o atendimento integral à criança e ao adolescente que sofre de transtorno mental grave ou que tem problemas decorrentes do uso do álcool e de outras drogas.
Temas como a medicalização da Infância e o cuidado às crianças e adolescentes com transtornos como o Autismo foram assuntos debatidos. A coordenadora de Enfrentamento ao Álcool e Outras Drogas da Gerência de Saúde Mental da SES-GO, Rose Karla Vicente, destaca que a estruturação da rede vai proporcionar uma assistência mais integralizada à população infantojuvenil. Em Goiás, pondera a coordenadora, as iniciativas de cuidado de crianças e adolescentes são poucas e localizadas.
Segundo Rose, a rede de cuidado atual encontra-se fragilizada, com pouca intersetorialidade entre a Saúde, Assistência Social, Educação e Poder Judiciário. “Muito precisa ser feito para a efetivação de uma política pública eficiente. Desta forma, torna-se necessário um fomento de espaços coletivos de discussão e articulação entre os múltiplos atores envolvidos no cuidado da criança e do adolescente”, diz
O evento realizado pelo MP-GO contou com o apoio da Gerência de Saúde Mental da Superintendência de Política de Atenção Integral à Saúde (SPAIS) e teve como público-alvo, além de integrantes do MP-GO e do Poder Judiciário, os profissionais da Rede de Atenção Psicossocial do Estado (SUS) e da Rede Socioassistencial (SUAS). Profissionais da Educação, integrantes dos Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente, dos Conselhos Tutelares, dos Conselhos de Direitos Humanos e outras representantes das entidades da sociedade goiana também participaram.