Saúde avança no combate ao Aedes na zona rural

Estratégia será incrementada na 14ª Feira Agro Centro-Oeste, que acontece em Urutaí

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) dá um importante passo com o propósito de informar e conscientizar os moradores da zona rural goiana quanto à importância de eliminar os criadouros do Aedes aegypti. Entre os dias 27 e 29 de abril, a SES-GO participa ativamente da 14ª Feira Agro Centro-Oeste Familiar, em Urutaí, no qual estarão reunidos representantes de entidades e órgãos relacionados direta e indiretamente ao setor agrícola de todo o Centro-Oeste.

Organizado pelo Instituto Federal Goiano de Ciência, Educação e Tecnologia (IF Goiano), a 14ª Feira Agro Centro-Oeste Familiar objetiva promover a agricultura familiar como segmento produtivo essencial para a geração de emprego, renda e produção de alimentos seguros à população. A SES-GO terá um estande na feira, no qual será exposto e distribuído material educativo sobre diversos temas, em especial sobre o controle sistemático dos criadouros do Aedes e os cuidados essenciais para prevenção de dengue, zika e chikungunya. No estande também serão veiculados vídeos sobre o combate ao Aedes e prestadas informações técnicas sobre as questões de saúde.

Check List

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, enfatiza que durante a 14ª Feira Agro Centro-Oeste Familiar as equipes da SES-GO firmarão parceria com entidades e órgãos afins, entre os quais a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg) e Sindicatos Rurais, para que a informação sobre a eliminação do Aedes aegypti chegue cada vez mais rápido e mais perto da população.

A SES-GO adotou a iniciativa de vistoriar os imóveis localizados em fazendas, chácaras, assentamentos, distritos, povoados e demais núcleos na zona rural há cerca de dois meses, com a firme determinação de exterminar os focos do Aedes em todo o território goiano. Antes da implementação da força-tarefa Goiás contra o Aedes, as vistorias nos domicílios rurais não estavam previstas no Programa Nacional de Controle da Dengue.

“Ao iniciar a ação Goiás contra o Aedes nos preocupamos com a zona urbana e eliminamos de forma significativa os focos do Aedes. Há cerca de dois meses iniciamos o trabalho ostensivo na zona rural, levando em consideração o fato de que pequenos focos encontrados em fazendas e povoados podem migrar para as cidades com a locomoção dos moradores”, destaca o secretário.

Assim como acontece nas cidades, as equipes compostas por servidores da SES-GO e das prefeituras municipais percorrem os imóveis rurais, identificam os criadouros do mosquito, eliminam estes focos e orientam os moradores a desenvolverem a ação de forma rotineira. Na ocasião, as equipes repassam para os ocupantes do imóvel um check list com informações claras e detalhadas sobre todos os aspectos de um domicílio.

Esse check list contém informações básicas sobre os cuidados a serem adotados durante a inspeção domiciliar, em especial a vistoria nas caixas d´água, calhas, ralos de banheiro, recipientes de degelo da geladeira, entre outros itens. Ele orienta o morador a desenvolver a ação em quatro semanas, com espaços reservados para identificação dos focos e eliminação gradativa e sequencial dos criadouros. A exterminação dos focos mais complexos, como a limpeza e vedação das caixas d´água, por exemplo, é reservada para a última semana.

TOME NOTA

Evento – 14ª Feira Agro Centro-Oeste de Agricultura Familiar

Data – 27 a 29 de abril

Local – Campus do Instituto Federal Goiano de Urutaí

Endereço – Rodovia Geraldo Silva Nascimento, Km 2,5 – Zona Rural de Urutaí

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo