SES e Cosems recebem novos secretários municipais de saúde
Começou nesta quinta-feira e segue até sexta-feira, em Goiânia, um encontro de Acolhimento de Novos Secretários Municipais de Saúde. O objetivo da Secretaria de Estado (SES-GO) é ajudá-los a desenvolver bem suas atividades como gestores. A recepção foi feita pela Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, junto com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) para orientar os secretários que tomaram posse nos últimos meses, principalmente nesta reta final dos mandatos eleitorais dos municípios.
Segundo a presidente do Cosems, Gercilene Ferreira, os novos gestores precisam mesmo ser orientados neste momento que envolve muitas responsabilidades para a finalização da gestão em cada município. Irani Ribeiro apresentou a estrutura da secretaria de Estado e das superintendências para que o trabalho das prefeituras seja facilitado e se colocou à disposição para que todas as dúvidas sejam sanadas.
Durante a apresentação, a superintendente aproveitou para falar sobre a importância da capacitação dos trabalhadores do SUS e da humanização do atendimento de saúde. Segundo ela os servidores devem conhecer a estrutura do sistema onde trabalham e o que podem fazer pelas pessoas que procuram atendimento nas unidades de saúde. Irani também apresentou as atribuições da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás e afirmou que a qualificação dos trabalhadores deve chegar à população.
Nos dois dias estão sendo pontuadas as ações mais importantes que devem ser adotadas e os prazos a serem respeitados no sentido do cumprimento das exigências legais antes da saída das atuais administrações. A ideia é preparar os gestores que estão chegando para os diversos aspectos estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde que devem ser observados: legislação, organização e atenção à saúde, instrumentos de planejamento, fontes de financiamento e uso dos recursos públicos em saúde, além de vários outros. O Cosems apresentou sua estrutura física e de pessoal e também se dispôs a ajudar os secretários recém-chegados.
Já a Superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Cecília Brito, preparou diálogo com os gestores para esclarecer as competências da vigilância em saúde e apresentar as fontes de financiamento nas esferas federal, estadual e municipais para que sejam desenvolvidas as ações de vigilância epidemiológica, sanitária, saúde do trabalhador, ambiental, imunização e de laboratório. A apresentação da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) acontecerá amanhã, dia 29 de abril, e deverá abordar principalmente a planificação da atenção básica, que envolve diretamente os municípios.