Aberta VII Semana de Controle de Infecção e I Semana de Segurança do Paciente do HDT
Na manhã desta quarta-feira (4 de maio) foi aberta a VIII Semana de Controle de Infecção e a I Semana de Segurança do Paciente do Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT). Organizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e pelo Núcleo Interno de Segurança do Paciente (NISP) da unidade, o evento, que acontece no auditório do hospital e é destinado aos colaboradores, vai até sexta-feira (6 de maio) e tem como objetivo ampliar o conhecimento dos participantes a respeito de situações de risco e sobre o avanço da segurança e atendimento aos enfermos.
Antes da palestra de abertura houve uma apresentação de dança para descontrair os presentes. Logo em seguida, a enfermeira Juliana Santana de Freitas, doutoranda do programa de pós-graduação em enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp), deu início ao evento falando sobre a introdução ao Programa Nacional de Segurança do Paciente e as seis metas internacionais. Juliana abordou os protocolos básicos de segurança do paciente, que são a identificação; prevenção de úlcera por pressão; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; cirurgia segura; prática de higiene das mãos; e prevenção de quedas. Todas visam prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos nos serviços de saúde.
Também no primeiro dia do evento, a enfermeira do HDT, Patrícia Lisboa, ministrou uma oficina de Contenção Mecânica, com abordagem teórica e prática. De acordo com a diretora geral do hospital, Anamaria Arruda, esse tipo de ação faz parte da dinâmica do HDT. “Temos que assegurar que os nossos pacientes são bem cuidados com qualidade e segurança, por isso o hospital promove ações como essa a fim de capacitar e atualizar os nossos profissionais”, pontuou a diretora.
Até sexta-feira a programação vai contar com várias atividades, como dinâmicas e oficinas elaboradas a fim de abordar a importância da higienização correta das mãos no ambiente hospitalar.
Fonte: HDT