Goiás volta a realizar transplante de coração

Depois de seis anos sem oferecer esse serviço, a Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás passou a oferecer o procedimento aos pacientes no Estado

A Central de Transplantes de Goiás, gerência da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), viabilizou nesse domingo, 08 de maio, captação de múltiplos órgãos no Hospital Santa Mônica. A unidade de saúde somou-se às dez outras instituições que captam órgãos em Goiás. Foram captados coração, fígado, dois rins e duas córneas. A equipe de cirurgia cardíaca do Hospital Lúcio Rebelo implantou o coração doado em um paciente que aguardava na fila pelo procedimento.

Esse foi o primeiro transplante cardíaco em Goiás, depois de seis anos sem oferta desse serviço que, anteriormente, era realizado no Hospital Santa Genoveva. Em Goiás, também são captados rins, pâncreas, medula óssea e córneas.

“Essa foi a primeira captação no Santa Mônica, cuja diretoria, juntamente com a direção do Lúcio Rebelo, colocou-se muito favorável a dar prosseguimento a essa parceria. A partir daqui tenho certeza de que vamos aumentar o número de doação de múltiplos órgãos. Estamos muito satisfeitos e nesse ano ainda prevemos realizar, de forma inédita, o transplante de fígado”, afirma o gerente da Central de Transplantes, Luciano Leão.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo