Inaugurada sala da Comissão de Residência Multiprofissional no Hugo
Foi inaugurada nesta quinta-feira, 5 de maio, a sala da Comissão de Residência Multiprofissional nas dependências do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). A equipe que atua no hospital é composta por seis tutores, além dos preceptores, que agora tem um espaço físico para desempenharem suas atividades com melhor qualidade. Estiveram presentes na entrega do novo centro de apoio os 27 residentes multiprofissionais que fazem a especialização no Hugo, o diretor geral Ciro Ricardo de Castro, o diretor técnico Ricardo Furtado, o diretor de ensino e pesquisa, Luiz Fernando Martins e a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS Irani Ribeiro.
Segundo Ana Paula Cordeiro de Menezes, coordenadora do Programa de Urgência e Trauma, a comissão está sendo fortalecida pela atual superintendente da SEST-SUS, Irani Ribeiro, e a organização social que administra o Hugo também está reconhecendo a importância do trabalho da comissão na formação dos profissionais de saúde. Para a coordenadora, a presença do residente numa unidade hospitalar como o Hugo é de grande importância, não só para sua formação profissional, como para a prestação de serviços aos pacientes.
Durante a inauguração, Irani Ribeiro afirmou que a instalação da equipe numa sala do Hugo é apenas o primeiro passo para demonstrar a importância do Coremu. Segundo ela os tutores e preceptores tanto da Comissão de Residência Médica quanto da Multiprofissional devem ter um espaço adequado em todos os hospitais do Estado. Irani lembrou aos presentes que toda a formação do profissional de saúde deve estar voltada para o paciente. “Procurem dar à população o serviço de saúde com a qualidade que ela merece”, enfatizou.
O residente
A fisioterapeuta Mônica Batista Duarte, que é residente no Hugo, afirmou que estar presente na rotina do hospital é uma experiência única e fundamental para a formação do profissional de qualidade. Para ela a variedade de casos que existe na unidade de atendimento de urgência dá base para a habilitação em qualquer situação dentro da realidade do SUS. Além disso, segundo Mônica, é possível prestar um bom atendimento ao paciente já que todos os procedimentos são supervisionados por especialistas. Hoje o programa de residência multiprofissional do Hospital de Urgência possui 4 residentes de serviço social, 4 de psicologia, 4 de fisioterapia, 3 de fonoaudiologia, 3 de enfermagem, 4 de nutrição e 5 de cirurgia bucomaxilofacial.
Tutores e preceptores
Os residentes que atuam nos hospitais públicos de Goiás têm total apoio e acompanhamento de tutores e preceptores. Os tutores são mestres que coordenam as questões didático-pedagógicas da área específica de cada profissão. Já os preceptores são especialistas que acompanham os residentes em suas atividades, tanto teóricas quanto práticas, atuando conjuntamente nos atendimentos e na discussão de casos.