Secretário da Saúde de Pernambuco visita unidades da SES-GO

Os bons resultados obtidos nas unidades estaduais de Saúde administradas por organizações sociais continuam chamando a atenção de autoridades de outros estados. Nesta terça-feira, 17 de maio, o secretário de Estado da Saúde de Pernambuco, José Iran, faz uma visita a Goiás com o propósito de conhecer a gestão dos hospitais de Urgências de Goiânia (Hugo), e de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Acompanhado do secretário Leonardo Vilela, José Iran também visitará o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann – órgão referência no País em tecnologia de informação em Saúde – e a Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego).

A visita de comitivas de outros Estados tornou-se constante na SES-GO. Desde o ano passado, equipes do Ministério da Saúde, de 11 unidades da Federação e do Distrito Federal fizeram 16 visitas às unidades hospitalares e ao Conecta SUS. Em algumas ocasiões, as comitivas foram compostas por governadores dos Estados. Em outras, eram integradas por secretários estaduais de Saúde e assessores.

O secretário Leonardo Vilela avalia que as visitas ratificam o êxito alcançado pela SES-GO em suas ações; os bons resultados obtidos pela gestão das unidades por organizações sociais e todo o investimento em tecnologia. Goiás, acentua o secretário, passou a ser referência no País.

Conecta SUS

José Iran será recebido pelo secretário Leonardo Vilela. Inicialmente, ele conhecerá as instalações e o funcionamento do Conecta SUS. Localizado na sede da SES-GO, o Conecta SUS foi idealizado para auxiliar a Secretaria a enfrentar os desafios do sistema de saúde na obtenção de resultados para a população. As informações coletadas no local são importantes para a tomada de decisões estratégicas da Saúde estadual.

Em uma área de 350 metros quadrados, o Centro é local de trabalho de técnicos qualificados nas suas áreas de atuação, do quadro da própria SES-GO. São 84 monitores que formam 15 painéis onde estão exibidas as informações produzidas. Conta, ainda, com duas salas de gerenciamento de crises, voltadas para o fortalecimento da capacidade de resposta da saúde de Goiás às situações de emergência de relevância, como a recente questão da microcefalia.

Hugo

José Iran também vai conhecer as duas principais unidades de urgência e emergência em Goiás. O Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) foi a primeira unidade hospitalar fundada em Goiás para atender os casos de urgência e emergência. A partir de 2012, a unidade passou a ser administrada pelo Instituto Gestão em Saúde (Instituto Gerir).

O Hugo foi completamente reestruturado depois que passou a ser administrado pelo Instituto Gerir. Houve reforma e ampliação na recepção, enfermarias, capela ecumênica, refeitório e vários outros setores. De 2011 a 2016, houve aumento de 172 leitos de enfermaria e de 14 leitos de Unidade de Terapia Intensiva. A administração por organização social também possibilitou a reforma completa da UTI 2, implantação da Central de Hotelaria Hospitalar e a construção de um andar inteiro de novas enfermarias. A média mensal de atendimentos saltou de 4,9 mil para 6,1 mil, enquanto a média mensal de cirurgias passou de 771 para 1.104.

Hugol

Maior e mais moderno hospital de urgências da região Centro-norte do País, o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) tem a capacidade de instalação de 514 leitos. É uma unidade de alta complexidade, que atende urgência e emergência clínica e cirúrgica, incluindo traumas e patologias cirúrgicas agudas. Também presta atendimento às vítimas de queimadura e é estruturado como unidade de urgência cardiológica com o serviço de Hemodinâmica, além de UTI adulto e pediátrica e do banco de coleta e transfusão de sangue.

Iquego

A Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) é um laboratório público, criado em 6 de novembro de 1962, com início das atividades em 7 de janeiro de 1964. Possui um parque industrial com 40.615,22 m² e capacidade produtiva de mais de um bilhão de unidades de medicamentos por ano.

A produção da Iquego é distribuída em todas as regiões do país. Seu principal objetivo é prover o Sistema Único de Saúde (SUS) com medicamentos essenciais à atenção básica de saúde, com fármacos considerados estratégicos pela política nacional de saúde. Desta forma, garante o acesso gratuito à população. Entre os medicamentos produzidos, destacam-se os destinados ao tratamento da AIDS, tuberculose, hanseníase, aparelho digestivo, hipertensão arterial, diabetes e antibióticos.

Tome Nota

Evento – Visita do secretário estadual de Saúde de Pernambuco, José Iran

Data – 17 de maio de 2016

10h – Recepção do secretário Leonardo Vilela e visita ao Conecta SUS

11h30 – Reunião com Diretoria da Iquego

13h30 – Visita ao Hugo

15h – Visita ao Hugol

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo