Maio Amarelo promove cursos de pilotagem para motociclistas

Curso de pilotagem promovido pela empresa Honda do Brasil será oferecido amanhã (18/05) e quinta-feira (19/05), no Detran, das 8h às 17h, para 30 motociclistas ligados ao Samu de Goiânia, UEG, SMT de Goiânia e Aparecida de Goiânia e CMTT de Anápolis. O curso será o primeiro de uma série que deverá ser aberto, gratuitamente, a toda a comunidade.

“O objetivo  do curso  é oferecer o aprimoramento das técnicas de pilotagem para segurança no trânsito tanto de condutores quanto de demais usuários da via. Os alunos terão aula prática e teórica no Detran”, explica o secretário Executivo do Conselho Estadual de Trânsito, André Schroder. O curso será oferecido pelo Instituto do Centro de Treinamento da Honda de Indaiatuba – SP. Vão participar pilotos que possuam motos de no máximo 400 cilindradas.

Dentre as manobras de treinamento estão controle de veículo em procedimentos para entrada de curva, aceleração, frenagem, postura, direção do olhar em cada momento específico de pilotagem, utilização das mãos e reação em determinados momentos de frenagem. “ A direção defensiva será um dos tópicos mais importantes a serem tratados. Isso porque o motociclista  está mais frágil na via, pela própria condição da motocicleta”, explica.

A ação faz parte das comemorações do Maio Amarelo, mês de luta contra acidentes de trânsito. Em Goiânia, os acidentes com motos chegam a tomar cerca de 70% dos leitos dos hospitais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tolerável para taxa de mortalidade por acidentes de trânsito é de 11,1 para cada 100 mil habitantes. Em Goiás, esse índice chega a 32,67. Muito superior ao indicado pelo órgão internacional. São 5.800 acidentes registrados em 2015. Desse total, têm-se o registro de 4.053 acidentes com motociclistas, 821 com pedestres, 486 com motoristas de carro, 222 ciclistas e os demais com outros tipos de veículos.

Para melhorar esses índices foi criado, em 2012, por decreto do governo de Goiás, o Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas da SES-GO. O órgão vem monitorando, acompanhando e traçando caminhos para adoção de políticas públicas e sociais para diminuir o número de acidentes no Estado. A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Violências e Acidentes da SES, Maria de Fátima Rodrigues, diz que a dupla álcool e direção ainda está no topo das principais causas. “Todas essas ações são fruto dos estudos de impacto elaborados pelo Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas”, finaliza Maria de Fátima, coordenadora do Observatório.  São parceiros do Maio Amarelo, que terá ações até o final do mês, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás ( SES-GO), Detran-GO, Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas (OMSH), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-GO), Programa Educando e Valorizando a Vida de UEG,Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima).

 

Veja calendário de ações do Maio Amarelo:

Como parte do calendário, já estão iluminados de amarelo diversos monumentos em Goiânia para registrar a data. Entre eles estão o Palácio das Esmeraldas, o Centro Cultural Oscar Niemeyer e os dois monumentos conhecidos como os três prismas, além dos hospitais estaduais.

-18 a 19/05: Curso de aperfeiçoamento de pilotagem para motociclistas oferecido pela Honda do Brasil – que acontecerá no pátio do Detran.

-22/05: “Bora de Bike”: passeio ciclístico com a adesão de mais de 8 mil ciclistas que irão colorir de amarelo as ruas de Goiânia.

-28/05: Atividade com doação e feirinha de troca de cadeirinhas veiculares, no estádio Serra Dourada. O evento também contemplará a divulgação do balanço geral das ações em todo o mês de maio. Os torcedores receberão oferta de serviços de saúde gratuitos, tais como aferição de pressão arterial, IMC, testes de glicemia e aconselhamentos sobre boas condutas no trânsito. Haverá participação do Corpo de Bombeiros com simulação de socorro em acidentes de trânsito.

-Palestras: Durante todo mês serão oferecidas minipalestras nos campi da UEG e nos locais de realização das provas para obtenção da CNH.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo