Hugol: blitz do PARE orientou 2653 motoristas
“Um PARE pela vida!” foi a mensagem principal divulgada aos 2653 motoristas que saíram em viagem na sexta-feira, 20, através das rodovias GO-060 (saída para Trindade) e GO-070 (saída para Goianira) na blitz educativa promovida pelo Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol, em razão do Maio Amarelo e dos feriados da Padroeira de Goiânia e de Corpus Christi, dentro do programa PARE! – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito.
José Neto é um dos que sobreviveram a tragédias que ocorrem diariamente nas rodovias do Estado. Com apenas 20 anos, passageiro de um caminhão que perdeu o controle na pista, está internado no Hugol em recuperação das fraturas do acidente. Ele se vê em sua segunda chance para sobreviver e frisou a importância de uma maior atenção no trânsito.
De acordo com o Diretor Geral da unidade, Dr. Hélio Ponciano, “19% dos atendimentos do hospital são de vítimas de acidentes de trânsito. Além disso, há um aumento de até 25% desses atendimentos na urgência do Hugol em períodos de feriados prolongados”. Para o médico, esse alto índice é um grande alerta para a sociedade, servindo para repensar a atitude de todos no trânsito.
A blitz foi um dos marcos do Maio Amarelo e teve apoio do Detran-GO, do Comando de Policiamento Especializado (Rodoviário) – Polícia Militar do Estado de Goiás, do Corpo de Bombeiros, do SAMU e da Secretaria Estadual de Saúde.
Programa PARE!
O PARE! – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito é um programa de Prevenção, Conscientização e Educação, desenvolvido para contemplar os públicos interno e externo do Hugol. Como o hospital é voltado ao atendimento de alta e média complexidade, com foco em traumatologia, as vítimas de acidentes de trânsito estão entre os principais casos tratados na unidade, tornando-se um tema importante para conscientização da sociedade. Com a mensagem principal da campanha: “Um PARE pela vida”, a unidade está conscientizando as pessoas através dos alertas pedindo que: “PARE de beber e dirigir”; “PARE de fazer ultrapassagens arriscadas”; “PARE de dirigir em alta velocidade”; dentre outros temas que serão elencados conforme maior incidência de casos de pacientes atendidos na unidade.