Huapa realiza captação de órgãos

O Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) realizou no plantão noturno do último domingo (22 de maio) mais uma captação de córneas na unidade por intermédio do Serviço Social, que integra a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do hospital. A Fundação Banco de Olhos foi acionada para realizar a  retirada das córneas do paciente, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Conforme portaria do Sistema Nacional de Transplantes, a retirada dos tecidos pode ser feita até seis horas após o coração ter parado de funcionar.

Esta foi a terceira captação de córneas realizada no Huapa após a implantação da CIHDOTT, em 2015.  Para a presidente da Comissão, enfermeira Elisleny Rosa da Silva, a captação de órgãos é um gesto de humanização que destaca a responsabilidade do hospital com o próximo. “A captação de córneas realizada na unidade ajuda a diminuir a fila de espera por doações no estado”, explica.

Comissão – Implantada em junho de 2015, a CIHDOTT é formada por uma equipe multidisciplinar de profissionais e tem como objetivo detectar possíveis doadores de órgãos e tecidos no Huapa, além de criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos no hospital a possibilidade de doação de córneas e outros tecidos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo