SES-GO aciona Sistema Nacional de Transplantes para tratamento de bebê com doença rara
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Central de Transplantes, acionou o Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde em busca de tratamento para bebê, de três meses, portador de síndrome de intestino apple peel (pele de maçã). Nessa terça-feira (31/05), o SNT informou que encaminhou o caso do bebê para a médica Helena Goldani, em Porto Alegre.
A convite da Secretaria da Saúde, a especialista em gastroenterologia do Hospital da Criança da capital gaúcha virá a Goiânia para examinar o bebê e dar o seu parecer. Nessa quarta-feira (01º/06) ela definirá a data da visita. O SNT, no encaminhamento, explicou que se trata de possível candidato a transplante de intestino delgado e aguarda resposta da profissional, referência nacional no assunto.
O bebê está internado na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) do Hospital Materno Infantil (HMI) e oferece o apoio necessário à família do recém-nascido M.A.M. Por ser portador dessa síndrome, o bebê nascido em 18 de fevereiro precisa de um transplante de intestino.
Em busca de uma solução para o caso, desde que foi informada do diagnóstico da doença, a SES-GO acionou a gerência da Central de Transplantes para ajudar no caso do recém-nascido. “O bebê já está inscrito na lista especial no Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, composta por pessoas que necessitam de procedimentos diferenciados”, informa o gerente da Central de Transplantes, Luciano Leão.
Segundo Leão, a SES-GO também encaminhou a documentação com todo o parecer médico sobre o caso do bebê, incluindo fotos. O protocolo prevê que o garoto seja examinado por dois centros hospitalares especializados no Brasil antes do parecer final. Enquanto não sai a decisão, M.A.M. está internado no HMI, recebendo os cuidados necessários da equipe médica.
Síndrome do intestino apple peel – É uma doença rara e consiste na obstrução total do intestino delgado. O tratamento consiste na correção cirúrgica e, mais recentemente, no transplante do intestino delgado