Huana entra em uma nova era tecnológica com computadores de última geração

O Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Huana) passa atualmente por um processo de modernização de todo seu sistema de informática, que resultará em redução de custos e melhor suporte na assistência ao paciente.

Os computadores são essenciais no dia a dia de um hospital, não só na gestão administrativa, mas principalmente no auxílio das tarefas da equipe médica. No Huana, as estações de trabalho antigas estavam travando avanços tecnológicos que resultariam em ganhos no atendimento aos pacientes. Mais da metade dos computadores do Huana tinha mais de 10 anos, por isso rodavam sistemas operacionais antigos, que não suportavam softwares atuais. “Além disso, não encontrávamos mais peças de reposição no mercado. Uma máquina era consertada com peças de outra, gerando um ciclo sem fim de problemas”, explica o supervisor de Tecnologia da Informação (TI) do Huana, Esli Pereira Faustino Júnior.

Os computadores antigos também não suportavam atualizações de antivírus, o que deixava o sistema completamente vulnerável. Monitores de tubo e gabinetes obsoletos, da década passada, contrastavam com práticas modernas da medicina e de gestão, que caracterizam a excelência no atendimento ofertado à população pela unidade.

As mudanças começaram a partir da decisão da superintendência do Huana em firmar um contrato de locação de novos computadores. Nessa primeira etapa, são cerca de 30 máquinas novas que vão atender toda a área assistencial do hospital: UTIs, Centro Cirúrgico, Sala de Laudo, Nutrição, Lavanderia, Engenharia Clínica, Psicologia Organizacional, Diretorias e Coordenações, entre outras. O custo global dos computadores locados é muito mais vantajoso, porque o hospital não precisa consumir recursos financeiros crescentes a cada ano com a manutenção dessas máquinas, já que quanto mais velho um computador, mais suscetível a quebras ele está sujeito. “No contrato de locação, o suporte técnico é diário e feito pela empresa dona dos computadores. Outra vantagem: uma máquina condenada por algum problema mais sério é trocada imediatamente, sem qualquer comprometimento no trabalho do dia a dia”, afirma Esli Pereira.

Esse novo sistema também garante hardwares compatíveis com softwares atualizados. Ou seja, novos programas poderão ser instalados à medida que são disponibilizados no mercado. Os antivírus também passam a ser os de última geração, dando à rede de computadores do Huana a segurança necessária.

Os computadores que chegaram ao Hospital de Urgências de Anápolis através do contrato de locação possuem monitores de 24 polegadas e utilizam a tecnologia All in One, ou seja, não necessitam de gabinetes. Tratam-se basicamente de monitor, teclado e mouse, ocupando menos espaço.

Impressoras

O contrato de locação de equipamentos também inclui impressoras. São 10 novas máquinas para a produção hospitalar e um equipamento especial, para impressões na Tomografia. As impressoras antigas enfrentavam os mesmos empecilhos dos computadores: muito antigas, já não possuíam mais peças no mercado. Agora, todos os equipamentos são de última geração. O hospital não tem mais custo de manutenção, que fica a cargo da empresa contratada e também não precisa gastar com suprimentos (tonners de tintas).

O hospital passa a pagar somente aquilo que consome em termos de impressão. Segundo Esli Pereira, foi criado um sistema de gerenciamento de gastos também neste setor, o que implica no uso racional das impressoras. Menos consumo de papel implica, também, em uma atitude ambiental condizente com os tempos atuais.

Reflexos positivos imediatos e também para o futuro

De acordo com o superintendente do Huana, José Luiz Gasparini, esse novo perfil na área de governança do hospital tem reflexos imediatos, mas também demonstra uma preocupação a médio e longo prazos. No caso dos computadores e impressoras, o ganho hoje é de uma tecnologia atualizada, que auxilia todos os profissionais da unidade, e ao mesmo tempo põe fim a gastos excessivos com máquinas que não traziam o resultado desejado.

Para o futuro, não há necessidade de o Huana reservar recursos financeiros para troca de equipamentos que se tornam obsoletos rapidamente, como teria que fazer caso comprasse computadores. “Com a locação, os computadores são constantemente avaliados e equipados de acordo com as mudanças solicitadas por nosso setor de TI”, ressalta Gasparini.

Fonte: Huana

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo