Huapa implanta pulseiras de identificação dos pacientes

Na última segunda-feira (27 de junho), o Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) implantou o uso de pulseiras de identificação aos pacientes atendidos na unidade, com o intuito de minimizar incidentes na área de assistência, além de garantir o correto reconhecimento dos usuários. O novo Protocolo de Identificação do Paciente, estabelecido pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e pelo setor de Qualidade com o apoio da gerência de Enfermagem, consta o nome do paciente, data de nascimento, número do prontuário e nome da mãe.

A identificação dos pacientes por meio de pulseiras é protocolo padrão em unidades de saúde e faz parte das adequações que o Huapa tem realizado para o processo de Acreditação da unidade. Conforme a coordenadora do NSP, Dayse Edwiges Carvalho, a identificação correta do paciente é um dos itens necessários para a garantia da segurança e qualidade da assistência prestada. “A identificação do paciente deverá ser realizada antes da realização de qualquer cuidado por parte dos profissionais de saúde, como na administração de medicamentos e sangue, realização de exames e procedimentos invasivos”, reforçou Dayse.

A coordenadora do NSP ressalta que nos casos de pacientes que não possuírem documentos para que sejam reconhecidos no momento da admissão ou informação do nome completo, a identificação será de outra forma. “O paciente não receberá a pulseira e deverá ser identificado pelo número do Prontuário e suas características físicas mais relevantes, incluindo sexo e raça”, explicou.

Fonte: Huapa

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo